Vaticano: Promotor de Justiça fala em vontade «clara» de resolver casos de abusos sexuais

Monsenhor Charles Scicluna elogia liderança de Bento XVI neste processo

Cidade do Vaticano, 06 set 2012 (Ecclesia) – O promotor de Justiça da Congregação para a Doutrina da Fé, organismo da Santa Sé, afirmou que o Vaticano tem uma vontade “clara” de resolver os problemas gerados pelos casos de abusos sexuais do clero.

Monsenhor Charles Scicluna refere à Rádio Vaticano que a liderança de Bento XVI, neste campo, se tem traduzido numa “palavra límpida, clara, e que é teologicamente fundamentada, bem como de grande inspiração para todos”.

“Diria também que o Vaticano é feito de pessoas e evidentemente estamos todos num caminho de conversão, mas se quisermos dizer para onde vai a ‘Barca de Pedro’ [Igreja Católica] é preciso olhar para quem a conduz”, prosseguiu.

O responsável falava após um encontro na Inglaterra, esta semana, sobre o tema ‘Redeeming Power: Overcoming Abuse in Church and Society”’ (Redimir o poder: superar o abuso na Igreja e na sociedade), organizado pela Sociedade Europeia pela Teologia Católica.

Monsenhor Charles Scicluna destaca, a este respeito, “a vontade de purificar a autoridade – que é um serviço – de qualquer tipo de abuso”, incluindo o abuso sexual contra menores, que apresenta como “uma chaga na Igreja”.

O promotor de Justiça da Congregação para a Doutrina da Fé deixa votos de que exista abertura, a nível eclesial, para “discussões e debates que sejam inclusivos”.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top