Vaticano prevê ligeiras melhorias nas suas contas

Conselho de Cardeais apela à generosidade dos fiéis

As previsões do Vaticano para 2010 apontam para um balanço económico ligeiramente positivo, apesar da difícil situação actual.

O orçamento para este ano foi elaborado nos dias 20 e 21, durante reuniões do Conselho de Cardeais para o Estudo dos Problemas Organizativos e Económicos da Santa Sé.

Reunidos sob a presidência do número dois do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, os cardeais insistiram na “necessidade pastoral de suscitar uma maior atenção dos fiéis – mais propensos a contribuir para projectos específicos – às estruturas da Igreja que prestam serviços gerais”.

O orçamento provisório, indica comunicado da Santa Sé, “reflecte a esperança de possíveis evoluções económicas e financeiras que, apesar do quadro geral de duradoura dificuldade, indicam algumas ligeiras melhorias”.

Entre os custos suportados pela Santa Sé, o mais pesado é o pagamento dos seus 2668 funcionários. Há também as despesas referentes à Rádio Vaticano e aos outros meios de comunicação social, “os quais, por outro lado, devem ser considerados no quadro da actividade missionária da Santa Sé”.

O orçamento do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, apresentado pelo presidente da Prefeitura para os Assuntos Económicos da Santa Sé, arcebispo Velasio de Paolis, “superou substancialmente as dificuldades do exercício anterior, adquirindo uma ordem que permite olhar com maior confiança para o futuro”.

Recorde-se que o balanço económico consolidado da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano no ano passado apresentou resultados negativos de mais de 15 milhões de Euros, no seu conjunto.

A cargo do Governatorato – responsável pela gestão territorial e fornecimento da estrutura necessária de apoio ao Vaticano -, além dos custos ligados às actividades institucionais do Estado, estão a manutenção dos imóveis e instalações.

O comunicado da Santa Sé indica que Bento XVI visitou os participantes na reunião e “ouviu com grande interesse as suas observações, agradecendo a todos”.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top