Cerimónia de inauguração marcada para 11 de dezembro

Foto: Vatican News

Cidade do Vaticano, 31 out 2020 (Ecclesia) – A inauguração da decoração de Natal na Praça de São Pedro, no Vaticano, está marcada para o dia 11 de dezembro, este ano com o contributo da Eslovénia e de uma província italiana, Teramo.

“A cerimónia, realizada de acordo com as limitações impostas pela pandemia, acontece na tarde de 11 de dezembro, antecedida de um encontro entre as delegações provenientes de Castelli, da província de Teramo, na Itália, e da própria Eslovénia que irão presentear o Papa com o presépio e a árvore de Natal, respectivamente”, indica o site Vatican News.

A decoração vai ficar exposta na Praça São Pedro até ao dia 10 de janeiro.

O presépio, com “estátuas maiores do que o tamanho natural” vai chegar de Castelli, na província de Teramo, “um centro para a cerâmica muito importante desde o século XVI”.

O trabalho foi realizado por alunos e professores do Instituto de Arte «F.A. Grue» e, na Praça de São Pedro, serão expostas algumas das 54 estátuas que compõem o presépio.

“As imagens serão colocadas lateralmente a uma plataforma luminosa de cerca de 125 metros quadrados que envolve parte do obelisco com uma pequena inclinação. As esculturas irão representar: os Magos, o grupo da Natividade com o Anjo e a Sagrada Família”, pode ler-se.

A árvore com 28 metros de altura por 70 centímetros de diâmetro, popularmente conhecida como abeto-falso (peccio), virá do sudeste da Eslovénia, do município de Kočevje, próximo ao Rio Rinža.

“A região de Kočevsko é um dos territórios eslovenos onde a natureza é mais exuberante e intacta: as florestas cobrem 90% do território. O abeto escolhido para a Praça São Pedro cresceu perto de Kočevska Reka, a seis quilómetros da imponente floresta virgem de Krokar, a segunda floresta eslovena entre os 63 sítios de antigas florestas de faias primitivas na lista do Património Mundial da UNESCO”, explica a notícia.

O abeto é um “símbolo de fertilidade desde os tempos antigos e, na tradição popular, é frequentemente usado para cerimónias como a festa de 1º de maio ou as solenidades de Natal”.

LS

Partilhar:
Share