Vaticano: Presença do Papa no Twitter revela atenção ao mundo da comunicação

Presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais destaca «originalidade» da iniciativa

Cidade do Vaticano, 03 dez 2012 (Ecclesia) – A conta de Bento XVI na rede social Twitter é apresentada hoje, a partir das 11h30 (menos uma em Lisboa), numa conferência de imprensa com a presença do presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais (CPCS), organismo da Santa Sé.

“A iniciativa deve-se ao desejo do Papa de utilizar todas as oportunidades comunicativas oferecidas pelas novas tecnologias, típicas do mundo atual”, disse o presidente do Conselho, arcebispo Claudio Maria Celli, em declarações ao jornal do Vaticano, ‘L’Osservatore Romano’, numa peça intitulada ‘Falar de Deus em 140 carateres”.

“O Papa, entrando no mundo da comunicação digital, realiza um gesto que tem a sua originalidade na própria história da Igreja”, destaca D. Claudio Celli.

O arcebispo italiano recordou que, na audiência geral de quarta-feira, Bento XVI “manifestou esta vontade de conseguir falar de Deus a todos os homens com todos os meios possíveis”.

“[O Papa] recordou a importância fundamental e originária da comunicação para a transmissão da fé, falou sobre um método de Deus no comunicar – o método da humildade, pelo qual Deus não hesitou fazer-se um de nós para se mostrar -, falou de Jesus comunicador que se dirigiu aos homens do seu tempo usando a sua linguagem”, precisou.

Segundo o jornal do Vaticano, a conta do Twitter vai apresentar, por indicação do Papa, “os pontos salientes de alguns dos seus discursos, homilias e mensagens, que depois deverão ser sintetizados e adaptados”.

A nova iniciativa deverá começar “antes do Natal”, com as reflexões dominicais propostas durante o encontro para a recitação da oração mariana do Angelus, na Praça de São Pedro.

Na conferência de imprensa de segunda, além do presidente do CPCS, vão estar mons. Paul Tighe, secretário do CPCS; o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi; o diretor do jornal do Vaticano, ‘L’Osservatore Romano’; e o assessor de comunicação da Secretaria de Estado, Greg Burke.

O Vaticano anunciou também a presença de Claire Díaz-Ortiz, diretora de Inovação Social do Twitter.

No dia 28 de junho de 2011, Bento XVI assinou a primeira mensagem de um Papa no Twitter, para anunciar o lançamento do novo portal multimédia do Vaticano.

“Caros Amigos, acabo de lançar o http://www.news.va/. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Com minhas orações e bênçãos, Benedictus XVI” era o teor do ‘tweet’, disponível em http://twitter.com/#!/news_va_pt.

A denominação Twitter deriva da palavra inglesa com a mesma grafia, que em português pode ser traduzida por “gorjear” ou “piar”, razão pela qual o logótipo daquela rede social representa um pássaro.

OC

Partilhar:
Scroll to Top