Vaticano: Pessoa está «antes dos erros, das normas, dos juízos», diz Francisco em celebração penitencial /c/vídeo)

Papa confessou-se na Basílica de São Pedro e confessou 11 pessoas

Cidade do Vaticano, 29 mar 2019 (Ecclesia) – O Papa Francisco presidiu hoje a uma liturgia penitencial, na Basílica de São Pedro, na qual se confessou e ouviu 11 pessoas em Confissão, oriundas de vários países, associando-se à iniciativa ‘24 horas para o Senhor’.

“Peçamos a graça dum olhar semelhante ao de Jesus; peçamos para ter o enquadramento cristão da vida: nele, antes do pecado, olhamos com amor o pecador; antes do erro, o transviado; antes do caso, a pessoa”, disse, na homilia da celebração, com o rito da reconciliação dos mais penitentes.

As dioceses católicas de todo o mundo são hoje desafiadas a oferecer igrejas de portas abertas, para quem se quiser confessar e preparar a próxima Páscoa.

À imagem do que aconteceu em anos anteriores, o próprio Papa quis dar o exemplo, no Vaticano, destacando a misericórdia com que Jesus Cristo tratava as pessoas.

“Para Ele, antes do pecado, vem o pecador. No coração de Deus, eu, tu cada um de nós vem em primeiro lugar; vem antes dos erros, das normas, dos juízos e das nossas quedas”, precisou Francisco.

A intervenção apresentou como prioridade da comunidade católica “dar, não tanto leis externas que muitas vezes deixam Deus e o homem distantes, mas a lei do Espírito, que entra no coração e o liberta”.

“Sem Deus, não se pode vencer o mal”, advertiu.

O Papa valorizou o sacramento da Confissão como “passagem da miséria à misericórdia”.

O cristão nasce pelo perdão, que recebe no Batismo; e daqui é que sempre renasce: do perdão surpreendente de Deus, da sua misericórdia que nos restaura. Só como perdoados podemos recomeçar revigorados, depois de termos experimentado a alegria de ser amados até ao extremo pelo Pai. Só através do perdão de Deus é que acontecem em nós coisas verdadeiramente novas”.

Segundo Francisco, o coração da Confissão não são os pecados, mas “o amor divino”, que permite aos fiéis “começar a ser reincidentes no bem, no pedido de misericórdia”.

“Recomecemos, pois, da Confissão, devolvamos a este sacramento o lugar que merece na vida e na pastoral”, apelou.

A Penitenciaria Apostólica (Santa Sé) colocou ao dispor dos fiéis mais dezenas de confessores escolhidos entre os penitencieiros-menores das basílicas romanas.

As ‘24 horas para o Senhor’, que o Conselho Pontifício para a Nova Evangelização (Santa Sé) coordena há seis anos, inspiram-se em 2019 numa passagem do Evangelho segundo São João: “Nem eu te condeno”.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top