Viagem marcada para 28 de abril
Cidade do Vaticano, 26 mar 2024 (Ecclesia) – O Papa vai visitar a cidade italiana de Veneza, a 28 de abril, num programa de seis horas que inclui encontros com reclusas, jovens e artistas em Veneza.
A agenda da viagem, divulgada esta segunda-feira pelo Vaticano, passa pelo Pavilhão da Santa Sé montado para a 60ª Exposição Internacional de Arte da Bienal.
Francisco parte às 06h30 (menos uma em Lisboa) do heliporto do Vaticano, chegando pelas 08h00 locais à praça interna do Centro de Detenção Feminina de Veneza, na Ilha de Giudecca, onde será recebido pelo patriarca católico, D. Francesco Moraglia, e autoridades locais.
O Papa encontra-se com cerca de 80 reclusas e profere o primeiro discurso do dia, seguindo para a Igreja da Madalena (Capela Prisão), onde será recebido por D. José Tolentino de Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação e responsável pelo Pavilhão da Santa Sé na Bienal de Arte de Veneza.
O cardeal português apresenta os artistas que participam da exposição, antes de novo discurso de Francisco, que deixa a Ilha de Giudecca, em barco patrulha, para se dirigir à Basílica de Nossa Senhora da Saúde.
O programa prevê um encontro com os jovens de Veneza e das dioceses da região italiana do Véneto, pelas 10h00; depois do seu discurso, o Papa vai atravessar a ponte que em direção à Praça São Marcos.
O encontro final acontece pelas 11h00, na Praça de São Marcos, com a Eucaristia e a oração do ‘Regina Caeli’.
OC
Igreja/Cultura: Pavilhão da Santa Sé na Bienal de Veneza instalado em prisão feminina