Questionário online para o Sínodo de outubro recebeu 221 mil respostas

Cidade do Vaticano, 19 mar 2018 (Ecclesia) – O Papa inaugurou hoje os trabalhos de uma inédita reunião pré-sinodal com jovens de todo o mundo, crentes e não-crentes, para preparar a próxima assembleia do Sínodo dos Bispos, marcada para outubro.

O encontro congrega cerca de 300 participantes, em Roma, incluindo três portugueses, até 24 de março.

Neste primeiro dia de trabalhos, o Papa quis saudar os presentes e ouvir testemunhos de jovens dos cinco continentes, após uma introdução do cardeal Lorenzo Baldisseri, secretário-geral da Secretaria do Sínodo dos Bispos.

A próxima assembleia consultiva com representantes dos episcopados católicos, convocada por Francisco para outubro, tem como tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’.

Dos trabalhos vai sair um documento que será entregue ao Papa a 25 de março, Domingo de Ramos e Dia Mundial da Juventude, jornada que este ano é celebrada a nível diocesano.

O Vaticano estuda, neste momento, as propostas enviadas pelas conferências episcopais e as mais de 221 mil respostas ao questionário que foi disponibilizado na internet, das quais cerca de 20% são relativas a não-católicos.

Durante a realização da Reunião pré-sinodal é possível participar nos trabalhos enviando o resultado da reflexão a um dos grupos linguísticos, através das páginas www.synod2018.va ou https://www.facebook.com/synod2018.

O próximo Sínodo dos Bispos está a ser preparado pelo Vaticano com as páginas ‘Synod2018’ no Facebook, Twitter e Instagram.

As redes sociais começaram a ser usadas no seminário internacional sobre a situação dos jovens no mundo, que decorreu em Roma de 11 a 15 de setembro de 2017.

O Sínodo dos Bispos pode ser definido, em termos gerais, como uma assembleia consultiva de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo, a que se juntam peritos e outros convidados, com a tarefa ajudar o Papa no governo da Igreja.

Até hoje houve 14 assembleias gerais ordinárias e três extraordinárias, as últimas das quais dedicadas à Família (2014 e 2015).

OC

Notícia atualizada às 09h30

 

 

15 #hashtags para se dar a conhecer

Indicações para a reflexão (pessoal ou de grupo) preliminar, tendo em vista a participação na Reunião pré-sinodal do Jovens.

#QuemSouEu

#diversidades

#futuro

#VidaDigital

#interioridade

#Jesus

#creio

#chamado

#escolhas

#guia

#Igreja

#protagonista

#praça

#propostas

#linguagens

A cada #hashtag corresponderá uma ficha para ajudar no caminho de reflexão. As fichas estão publicadas em www.synod2018.va

Partilhar:
Share