Nome do sucessor será divulgado após o regresso do Papa da viagem à Ásia, a 26 de novembro

René Brüelhart

Cidade do Vaticano, 18 nov 2019 (Ecclesia) – A Sala de Imprensa da Santa Sé informou hoje em comunicado que o Papa Francisco vai nomear um novo presidente da Autoridade de Informação Financeira do Vaticano (AIF), sucedendo a René Brüelhart, no cargo desde 2012.

“Terminando o mandato do atual presidente da AIF, doutor René Brüelhart, e agradecendo o serviço prestando nestes anos, o Santo Padre designará o sucessor, identificando uma pessoa de grande perfil profissional e acreditada competência a nível internacional”, lê-se no comunicado de imprensa hoje divulgado.

A Sala de Imprensa do Vaticano acrescenta que a nomeação do sucessor “será tornada pública e entrará em vigor após o regresso do Santo Padre da viagem à Tailândia e ao Japão, no dia 26 de novembro”.

Em dezembro de 2010, Bento XVI instituiu a Autoridade para a Informação Financeira (AIF) para garantir maior transparência nas finanças da Santa Sé (órgão de governo da Igreja Católica) e combater o crime económico, criando um novo quadro jurídico que entrou em vigor a 1 de abril de 2011 e foi revisto a 25 de janeiro de 2012, após a visita dos técnicos do Moneyval, organismo do Conselho da Europa.

O suíço René Brüelhart foi nomeado responsável pela Autoridade de Informação Financeira do Vaticano em novembro de 2012.

PR

Partilhar:
Share