Francisco apela ao reforço da ajuda humanitária em Gaza
Cidade do Vaticano, 26 nov 2023 (Ecclesia) – O Papa saudou hoje a libertação de reféns Israel e Palestina, apelando ao diálogo entre as duas partes, para se chegar à paz.
“Hoje agradecemos a Deus, porque há finalmente uma trégua entre Israel e Palestina e alguns reféns foram libertados, finalmente”, referiu, numa intervenção lida por monsenhor Paolo Luca Braida, de Secretaria de Estado do Vaticano.
Francisco recitou a oração do ângelus desde a capela da Casa de Santa Marta, onde reside, no Vaticano, devido ao problema de saúde que levou ao cancelamento da sua agenda no sábado.
O momento de oração foi transmitido ao vivo através da internet e nos ecrãs da Praça de São Pedro.
“Rezemos para que todos sejam libertados, o mais rapidamente possível. Pensemos nas suas famílias”, pediu a intervenção.
O Papa apelou para que entrem em Gaza “mais ajudas humanitárias e que se insista no diálogo, o único caminho para se chegar à paz”.
“Quem não quer dialogar não quer paz”, advertiu.
Na última semana, Israel e Palestina acordaram, com a mediação do Egito, Qatar e EUA, trocar 50 reféns israelitas por 150 prisioneiros palestinianos, durante uma trégua de quatro dias que vai permitir a entrada diária de 200 camiões de ajuda humanitária na Faixa de Gaza.
Um ataque do movimento islamita Hamas, a 7 de outubro, fez 1200 mortos em território israelita, mantendo em seu poder mais de 200 reféns.
A retaliação israelita, na Faixa de Gaza, provocou mais de 14 mil mortes e 1,7 milhões de deslocados.
OC
Vaticano: Papa recitou ângelus desde a Capela de Santa Marta, devido a problema de saúde