Vaticano: Papa saúda cimeira virtual do clima organizada pelos EUA

«Cuidar da natureza para que ela cuide de nós» foi desafio lançado por Francisco aos líderes mundiais

Cidade do Vaticano, 22 abr 2021 (Ecclesia) – O Papa enviou hoje uma mensagem à cimeira virtual do clima organizada pelos EUA, com dezenas de líderes mundiais, afirmando que as alterações climáticas são um desafio para a humanidade, no pós-pandemia.

“A nossa preocupação é ver que o meio ambiente seja mais limpo, puro e se conserve. E cuidar da natureza para que ela cuide de nós”, referiu Francisco, na iniciativa promovida pelo presidente norte-americano, Joe Biden, que decorre até sexta-feira.

A intervenção considerou que esta é uma iniciativa “feliz” que coloca todos a “caminho” da próxima cimeira do Clima, a COP26, que vai decorre em novembro, na cidade escocesa de Glasgow.

O Papa desafiou os participantes a assumir o “controlo da custódia da natureza”, um “dom” de que é preciso “curar, proteger e fazer crescer”.

“Isso assume um significado muito maior, porque é um desafio que temos nesta pós-pandemia. Ainda não acabou, mas vamos, temos de olhar em diante, porque é uma crise. Sabemos que de uma crise não sai igual: saímos melhores ou piores”, apontou.

“Desejo-lhe sucesso nesta bela decisão de se encontrarem, seguindo em frente, e acompanha-os. Obrigado”, concluiu Francisco.

A cimeira virtual contou com uma intervenção do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, o qual pediu que se forme “uma coligação global de países, regiões, cidades e empresas” que se comprometa com o objetivo de emissões carbónicas neutras até 2050.

O responsável português assinalou que o mundo está “à beira do abismo” por causa dos efeitos das alterações climáticas e apelou a contribuições determinadas nacionalmente “novas e mais ambiciosas”, para travar o aquecimento global.

Na abertura da cimeira, Joe Biden comprometeu-se hoje a reduzir para metade as emissões de gases com efeito de estufa do seu país até ao fim da década, apelando às maiores economias do mundo para seguirem o mesmo caminho.

OC

Igreja/Ambiente: Papa liga pandemia e mudanças climáticas, para alertar que «não há tempo a perder»

Partilhar:
Scroll to Top