Encontro de três horas debateu propostas de renovação dos organismos centrais da Santa Sé
Cidade do Vaticano, 24 nov 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco encontrou-se hoje com os chefes dos dicastérios da Cúria Romana, anunciou a sala de imprensa da Santa Sé.
Segundo o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, a reunião de trabalho demorou três horas e centrou-se nas propostas de renovação dos organismos centrais de governo da Igreja Católica apresentadas pelo conselho consultivo de cardeais (o chamado ‘C9’) criado pelo Papa.
O diretor da sala de imprensa da Santa Sé disse aos jornalistas que estes encontros acontecem de forma regular e que hoje, com os prefeitos e presidentes dos dicastérios, esteve o secretário do C9, D. Marcello Semeraro.
O conselho de cardeais vai reunir-se pela sétima vez entre 9 e 11 de dezembro, depois de em setembro ter apresentado um esboço de nova Constituição para a Cúria Romana.
O trabalho está mais avançado no que diz respeito às questões económicas e administrativas e às questões relacionadas com os departamentos de economia, após a instituição do Conselho e da Secretaria para a Economia, liderada pelo cardeal australiano D. George Pell.
Nomeado pelo Papa em abril de 2013, o Conselho de Cardeais é composto pelo secretário de Estado do Vaticano, D. Pietro Parolin, e por D. Oscar Rodríguez Maradiaga, arcebispo de Tegucigalpa, Honduras, presidente da Cáritas Internacional; D. Giuseppe Bertello, presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano; D. Francisco Errázuriz Ossa, arcebispo emérito de Santiago do Chile; D. Oswald Gracias, arcebispo de Bombaím, na Índia; D. Reinhard Marx, arcebispo de Munique (Alemanha); D. Laurent Monsengwo Pasinya, arcebispo de Kinshasa, na República Democrática do Congo; D. Sean Patrick O’Malley, arcebispo de Boston, nos EUA, e D. George Pell.
O documento que regulamenta atualmente a Cúria Romana é a constituição 'Pastor Bonus', assinada por São João Paulo II a 28 de junho de 1988.
OC