Vaticano: Papa renova apelos pela paz no Médio Oriente

Bento XVI encontrou-se com os mais recentes cardeais da Igreja Católica, entre eles o patriarca libanês Boutros Raï

Cidade do Vaticano, 26 nov 2012 (Ecclesia) – Bento XVI lançou hoje no Vaticano um “apelo urgente” pela paz no Vaticano, ao saudar o novo cardeal-patriarca libanês, D. Béchara Boutros Raï, e pediu liberdade para as comunidades cristãs na região.

“A Igreja encoraja todos os esforços que têm em vista a paz no mundo e no Médio Oriente, paz que não será efetiva se não se basear num autêntico respeito pelos outros”, disse o Papa numa audiência concedida aos cardeais criados no consistório de sábado, acompanhados por familiares e vários fiéis das suas dioceses.

Segundo Bento XVI, o cardinalato do patriarca Boutros Raï tem como intenção “encorajar particularmente a vida e a presença das comunidades cristãs no Médio Oriente, onde devem poder viver livremente a sua fé”.

Nesse contexto, o Papa deixou votos de que o tempo litúrgico do Advento, que se inicia no próximo sábado em preparação para o Natal, faça “redescobrir a grandeza de Cristo”, que vem “trazer a paz e a reconciliação”.

Como D. Béchara Boutros Raï, de 72 anos, estavam o arcebispo indiano D. Baselios Cleemis Thottunkal, que aos 53 anos se tornou o mais jovem purpurado da Igreja Católica; o norte-americano James Michael Harvey, de 63 anos, novo arcipreste da Basílica papal de São Paulo fora de muros, em Roma; D. John Olorunfemi Onaiyekan, de 68 anos, arcebispo de Abuja (Nigéria); D. Rubén Salazar Gómez, com 70 anos, arcebispo de Bogotá (Colômbia); e D. Luis Antonio Tagle, de 55 anos, arcebispo de Manila (Filipinas).

[[v,d,3616,26 de novembro de 2012]]O Papa afirmou que o consistório e a missa com os novos cardeais, no sábado e domingo respetivamente, foram “momentos de intensa oração e profunda comunhão, vividos na consciência de que este é um evento que diz respeito à Igreja universal”, chamada a ser “sinal de esperança para todos os povos”.

Bento XVI aludiu às origens históricas do colégio cardinalício, ligadas ao clero da Igreja de Roma, nos primeiros séculos, e das suas funções na eleição do Papa, bem como no aconselhamento em “matérias de grande importância”.

A intervenção deixou uma palavra particular em favor das populações colombianas, “para que avancem em paz e concórdia pelos caminhos da justiça, da reconciliação e da solidariedade”.

OC

Notícia atualizada às 12h47

Partilhar:
Scroll to Top