Mensagem assinala 9.º aniversário da visita a Lampedusa
Cidade do Vaticano, 07 jun 2022 (Ecclesia) – O Papa lançou uma mensagem em favor da integração e valorização dos migrantes e refugiados, num vídeo divulgado hoje pelo Vaticano.
“O contributo dos migrantes e dos refugiados é fundamental para o crescimento social e económico das nossas sociedades. É um potencial que está pronto a expressar-se, desde que lhe demos uma possibilidade”, indica Francisco.
A intervenção insere-se na preparação para o próximo Dia Mundial do Migrante e Refugiado, que a Igreja Católica vai celebrar a 25 de setembro, este ano com o tema ‘Construir o futuro com os migrantes e os refugiados’.
No vídeo, produzido pela secção ‘Migrantes e Refugiados’, do Dicastério para o Serviço Humano Integral, Francisco deixa uma pergunta: “Como podemos, na vossa opinião, favorecer o desenvolvimento deste potencial?”.
Além do oibntífice, é apresentado também o testemunho da sul-sudanesa Lucy Juah, que fugiu do seu país e vive no Quénia, onde “está a contribuir com o seu trabalho e as suas competências para o desenvolvimento da comunidade e para a economia do país”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
O vídeo assinala o 9.º aniversário da visita do Papa a Lampedusa.
A 8 de julho de 2013, Francisco evocou o drama dos milhares de migrantes que tentam entrar na Europa e acabam por perder a sua vida no mar Mediterrâneo, na ilha italiana, situada a menos de 115 quilómetros da costa da Tunísia que recebeu a primeira viagem do atual Papa.
“Neste mundo da globalização, caímos na globalização da indiferença. Habituamo-nos ao sofrimento do outro, não nos diz respeito, não nos interessa, não é responsabilidade nossa”, disse então.
OC
Dia Mundial do Migrante e Refugiado: «Ninguém deve ser excluído», pede o Papa