Burkhard Scheffler era assistido pelo Dicastério para a Caridade, da Santa Sé
Cidade do Vaticano, 27 nov 2022 (Ecclesia) – O Papa recordou hoje no Vaticano a morte de Burkhard Scheffler, sem-abrigo que faleceu na noite de quinta-feira, na Praça de São Pedro.
“Morto há três dias, aqui, sob a colunata da Praça de São Pedro. Morto de frio…”, lamentou Francisco, após a recitação da oração do ângelus, desde a janela do apartamento pontifício.
Natural da Alemanha, onde nasceu em 1961, Burkhard Scheffler vivia na rua, em Roma, e era seguido pela ajuda e assistência do Dicastério para a Caridade.
“Infelizmente, as últimas noites com frio e chuva contribuíram para o agravamento da fragilidade do seu estado de saúde, já marcado pela vida nas ruas”, disse Matteo Bruni, porta-voz do Vaticano, esta sexta-feira.
O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé afirmou que, na sua oração, “o Papa recorda Burkhard e todos os que estão obrigados a viver sem uma casa, em Roma e no mundo, e convida os fiéis a unirem-se a ele”.
“O esmoler apostólico, o cardeal Krajewski, em peregrinação em Assis, confia Burkhard à intercessão de São Francisco”, acrescenta o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.
O portal ‘Vatican News’ precisa que Burkhard Scheffler recebeu a oferta de um alojamento, para dormir num sítio quente, mas o sem-abrigo alemão “optou por continuar na rua”.
Na última celebração do Dia Mundial dos Pobres, que se assinalou a 13 de novembro, o Papa almoçou no Vaticano com cerca de 1300 pessoas em necessidade, entre sem-abrigo, migrantes e utentes da Cáritas de Roma.
PR/OC