Encontro debateu impacto da guerra e «esforços para restabelecer a paz»
Cidade do Vaticano, 27 abr 2023 (Ecclesia) – O Papa recebeu hoje no Vaticano o primeiro-ministro da Ucrânia, Denys Shmyhal, em audiência privada, informou a Santa Sé.
O encontro abordou o impacto da guerra, iniciada com a invasão russa a 24 de fevereiro de 2022, e os “esforços para restabelecer a paz”.
Denys Shmyhal reuniu-se ainda com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, acompanhado por D. Paul Richard Gallagher, secretário do Vaticano para as relações com os Estados.
“Foram destacadas as várias questões ligadas à guerra na Ucrânia, reservando particular atenção à dimensão humanitária e aos esforços para restabelecer a paz”, informa a nota divulgada pela Santa Sé, após os encontros.
O comunicado, de três parágrafos, acrescenta que foram tratados “diversos temas que dizem respeito à vida e à atividade da Igreja” na Ucrânia.
Denys Shmyhal, por sua vez, disse ter relatado ao Papa “como os ucranianos têm de lutar pelas suas vidas todos os dias, na guerra iniciada pela Rússia”.
“Apreciamos os esforços da Santa Sé para acabar com a guerra. O melhor caminho para a paz é a fórmula do presidente da Ucrânia”, escreveu, na sua conta da rede social Twitter.
Também pedi ajuda a Sua Santidade para que possam regressar a casa os ucranianos e as crianças ucranianas detidas, presas e deportadas à força para a Rússia. Convidei também o Santo Padre a vir visitar pessoalmente o nosso país”.
O primeiro-ministro ucraniano fez uma visita de dois dias à Itália, onde participou esta quarta-feira num encontro bilateral.
Shmyhal foi recebido no Vaticano a menos de 24 horas do início da viagem de Francisco à Hungria, que o Papa recordou no último domingo, evocando os “ventos gélidos” da guerra que persistem sobre a Europa e a crise dos refugiados.
Na troca de presentes, o Papa ofereceu uma placa de bronze em alto relevo com uma flor a nascer e a inscrição ‘A paz é uma flor frágil’.
Já o primeiro-ministro ucraniano levou para o Vaticano um jarro de cerâmica, representando um galo, peça que sobreviveu a um bombardeamento perto de Kiev, espigas de trigo e um livro de fotos sobre a guerra.
OC