Vaticano: Papa recebeu presidente francês

Macron e responsáveis da Santa Sé debateram guerra na Ucrânia

Foto: Lusa/EPA

Cidade do Vaticano, 24 out 2022 (Ecclesia) – O Papa recebeu hoje, em audiência privada, o presidente francês, Emmanuel Macron, que se encontrou ainda com os responsáveis da diplomacia do Vaticano.

“As conversações cordiais na Secretaria de Estado concentraram-se em questões internacionais atuais, começando pelo conflito na Ucrânia, com particular preocupação relativamente à situação humanitária. Também foi dada atenção especial à região do Cáucaso, Médio Oriente e África”, indica uma nota divulgada pela sala de imprensa da Santa Sé.

Macron esteve com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, acompanhado por D. Paul Richard Gallagher, secretário do Vaticano para as Relações com os Estados.

Em Roma, o presidente francês participou este domingo na conferência internacional “O Grito pela Paz”, organizada pela comunidade católica de Santo Egídio, afirmando que a guerra na Ucrânia não deve fazer esquecer outros conflitos, como “na Arménia, na Síria, no Iraque, no Corno de África e no Próximo e Médio Oriente”.

Ainda hoje, o Papa recebeu o presidente da República de Chipre, Nicos Anastasiades, tendo as duas partes manifestado a “intenção de desenvolver a cooperação em áreas de interesse mútuo, entre as quais o acolhimento de refugiados”.

Francisco e Anastasiades, que também se encontrou com o cardeal Parolin, abordaram “o processo de reunificação da ilha e a situação no Mediterrâneo oriental”, desejando que “os problemas existentes sejam abordados através do diálogo”, indica o Vaticano.

OC

 

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR