Vaticano: Papa recebeu presidente de Cabo Verde

Relações entre a Santa Sé e o país africano e questões do âmbito internacional dominaram encontro

Cidade do Vaticano, 14 jun 2024 (Ecclesia) – O Papa recebeu hoje, no Vaticano, o presidente da República de Cabo Verde, José Maria Pereira Neves, num encontro onde abordaram as relações entre a Santa Sé e o país e a atualidade internacional.

“Durante os cordiais colóquios na Secretaria de Estado, foram destacadas as boas relações entre a Santa Sé e Cabo Verde e centrados alguns aspetos da situação social e económica do país, bem como a aplicação do Acordo bilateral ratificado em 2014”, pode ler-se numa nota oficial da Santa Sé.

O presidente de Cabo Verde reuniu-se com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, e o secretário para Relações com os Estados e as Organizações Internacionais, D. Paul Richard Gallagher, depois do encontro com o Papa, num momento também marcado por uma “troca de opiniões sobre a atualidade internacional, com particular aos problemas de segurança, aos conflitos em curso no mundo, aos fenómenos migratórios e ao tráfico de seres humanos”, segundo o Vaticano.

José Maria Neves reagiu ao acontecimento na rede social Facebook, referindo que “foi um encontro luminoso”.

“Falamos sobretudo da paz e da fraternidade no mundo, da liberdade de espírito e da dignidade da pessoa humana”, indica o presidente cabo-verdiano.

Na mensagem, José Maria Neves lembra que se encontrou com o Papa 10 anos depois de, enquanto primeiro-ministro, ter estado com Francisco no Vaticano, “no âmbito da troca dos Instrumentos de Ratificação do Acordo Jurídico assinado entre Cabo Verde e Santa Sê, em 10 de junho de 2013”.

“O Santo Padre referiu-me Cabo Verde, com um misto de emoção, orgulho e profundo respeito”, destacou, acrescentando que reiterou o convite para uma visita às ilhas, “no quadro das comemorações dos 500 anos da criação da Diocese de Santiago de Cabo Verde”, e assinalando o “desejo de beatificação de Manuel Costa Ríos, mais conhecido por negro Manuel, que partiu de Cabo Verde para Argentina, no século XVII, e se tornou guardião de um santuário na localidade de Luján”.

A Presidência da República de Cabo Verde revela que para além destes temas, “mereceram a atenção dos dois chefes de Estado as grandes questões mundiais como as mudanças climáticas, as migrações, as guerras na Europa e Médio Oriente e a instabilidade na sub-região oeste africana”.

“O Papa Francisco tem sido uma liderança inspiradora e tem abordado com grande sapiência e magnanimidade as questões mais candentes da atualidade como as guerras geoestratégicas, as mudanças climáticas, a pobreza, as desigualdades e as migrações”, concluiu José Maria Neves, que na mensagem se refere ao Papa como “um dos mais proeminentes líderes do Século XXI”.

Segundo o portal de notícias do Vaticano, a audiência com o Papa incluiu o tradicional momento de troca de presentes.

O Papa ofereceu ao presidente de Cabo Verde uma escultura em bronze, que representa uma pomba, com a mensagem “Sede mensageiros de paz”, um volume dos documentos papais e a Mensagem da Paz para este ano.

Já o chefe de Estado do país africano presenteou o Papa com duas publicações, uma sobre a história recente da Imprensa cabo-verdiana e outra sobre o Tarrafal Chão Bom, além de uma tapeçaria colorida típica de Cabo Verde.

LJ/OC

Partilhar:
Scroll to Top