Angra: Futuros diáconos partilharam felicidade, «ansiedade e nervosismo» antes da ordenação

Seminaristas destacaram oportunidade do trabalho pastoral que desenvolveram em São Miguel e Terceira

Foto: Diocese de Angra

Angra do Heroísmo, Açores, 14 jun 2024 (Ecclesia) – André Furtado, Leonel Vieira e Rui Soares, da Diocese de Angra, vão ser ordenados diáconos, com vista ao sacerdócio, pelo bispo diocesano D. Armando Esteves Domingues, este domingo, dia 16 de junho, pelas 16h00 locais, na Sé.

“Sinto-me feliz por estar a chegar ao grande dia com o qual sonhava há muito tempo, mas ao mesmo tempo um certo nervoso. Claro que as responsabilidades serão acrescidas. Foi um ano de estreia na formação dos sacerdotes”, disse André Furtado, ao portal online ‘Igreja Açores’, sobre “uma experiência muito positiva”.

“Fomos os primeiros a experimentá-la, ainda há arestas para limar mas é uma iniciativa louvável porque nos dá, de certa forma, uma bagagem no sentido de aprendermos a lidar com alguns assuntos da vida paroquial e também a desenvolver tarefas na área das diferentes pastorais”, acrescentou.

A Diocese de Angra informa que os três seminaristas, futuros diáconos, terminaram o sexto ano do Seminário em junho de 2023 e, durante este ano pastoral 2023/2024, estiveram a estagiar em paróquias de três ouvidorias, dando apoio aos párocos e trabalhando sobretudo na pastoral catequética e vocacional, em São Miguel e na Terceira.

Na ilha de São Miguel, André Furtado (Lagoa) está nas Paróquias das Feteiras, Candelária, Várzea, Mosteiros e Sete Cidades, na Ouvidoria de Ponta Delgada, e Rui Pedro Soares (Furnas) nas comunidades do Rosário e Atalhada, da Ouvidoria de Lagoa; Leonel Vieira (Furnas) está na ilha Terceira, nas Paróquias da Agualva e Fontinhas, na Ouvidoria da Praia da Vitória.

“Estivemos muito ligados às paróquias e às pessoas que fazem parte delas; trabalhar nestas duas paróquias tem-me ajudado a crescer porque tenho contacto exatamente com aquela que é a vida de um pároco, no contacto com as pessoas”, salientou Leonel Vieira.

O futuro diácono, natural das Furnas, partilhou ainda “um misto de sentimentos”: “A alegria de me entregar à Igreja de forma concreta para a servir através do diaconado, mas também alguma ansiedade”.

“Ansiedade e nervosismo”, também se destacam nas palavras de Rui Pedro Soares, e refere que “há tanta coisa que vai na cabeça e no coração para que este dia seja bom”, porque vai ser um dia que “marca a vida” de cada um.

Foto: Sé de Angra

“Abraçar o ministério no ideal da nossa vida e da pastoral que iremos desenvolver é um desafio”, acrescenta, salientando que o trabalho pastoral, “nas paróquias em concreto”, tem sido “muito proveitoso”, porque “vai muito para além dos livros” preparando-os mesmo para o contacto com as comunidades, com “problemas, contactos e pessoas”, lê-se no sítio online ‘Igreja Açores’.

Os futuros diáconos, que vão ser ordenados este domingo, em vista ao sacerdócio, estão a realizar o seu retiro espiritual, desde 9 de junho, até esta sexta-feira, dia 14.

“Rezemos por eles e pelos bons frutos destes dias de encontro; Todos estão convidados a participar na Eucaristia deste dia”, convidou o Seminário Episcopal de Angra.

CB

Partilhar:
Scroll to Top