Vaticano: Papa recebeu patriarca ortodoxo de Jerusalém

Francisco deixou apelo à paz na Terra Santa

Cidade do Vaticano, 23 out 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco recebeu hoje no Vaticano o patriarca greco-ortodoxo de Jerusalém, Teófilo III, junto do qual deixou um apelo à paz na Terra Santa.

“Reitero a minha proximidade aos irmãos cristãos da Terra Santa e o meu afeto pelos amigos das outras grandes religiões presentes na região, esperando e rezando para que chegue em breve, para todos, o dia de uma paz estável e duradoura”, declarou.

“É preciso rejeitar com firmeza o recurso a qualquer tipo de violência, todos as formas de discriminação e a manifestação de intolerância contra pessoas ou lugares de culto judaicos, cristãos e muçulmanos”, acrescentou.

O Papa sublinhou que o ‘status quo’ de Jerusalém deve ser “defendido e preservado” para que a cidade se torne “um lugar onde todos possam conviver pacificamente”.

“A incerteza da situação e a incompreensão entre as partes continuam a causar insegurança, limite dos direitos fundamentais e abandono da própria terra por parte de muitos”, assinalou.

Francisco dirigiu um “pensamento especial” aos membros das várias comunidades cristãs da Terra Santa, desejando “que sejam sempre reconhecidos parte integrante da sociedade”.

O Papa Francisco e o Patriarca Teófilo III tinham estado juntos em Jerusalém, em maio de 2014, e na invocação pela paz realizada nos Jardins do Vaticano, em junho do mesmo ano.

Teófilo III reuniu-se ainda com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin; o secretário do Vaticano para as Relações com os Estados, D. Paul Richard Gallagher; o presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade Cristãos, cardeal Kurt Koch; e com o presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso, cardeal Jean-Louis Tauran.

OC

Partilhar:
Scroll to Top