António Almeida Ribeiro apresentou cartas credenciais e levou garrafa de vinho do Porto como presente
Roma, 18 abr 2013 (Ecclesia) – O Papa Francisco recebeu hoje o novo embaixador de Portugal junto da Santa Sé, António Almeida Ribeiro, para a cerimónia de apresentação das cartas credenciais, revelou o Vaticano.
A nomeação do representante de Lisboa tinha sido publicada em ‘Diário da República’ no dia 23 de janeiro e António Almeida Ribeiro já acompanhou em Roma as cerimónias do início solene do pontificado de Francisco, junto do presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva.
O embaixador português era secretário-geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros e substitui Manuel Tomás Fernandes Pereira, que passou à disponibilidade no dia 2 de abril de 2012, quando completou 65 anos.
Durante a apresentação das cartas credenciais, no Vaticano, foi entregue ao Papa uma garrafa de vinho do Porto 20 anos, oferta do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), como homenagem pela sua eleição como bispo de Roma.
Para Manuel de Novaes Cabral, presidente do IVDP, “com esta iniciativa pretende-se marcar um momento muito especial de uma instituição milenar, a Igreja Católica, para a qual o vinho tem um significado litúrgico muito particular”.
Num encontro com cardeais, a 15 de março, o Papa Francisco usou a imagem do “vinho bom, que com os anos se torna melhor” para pedir aos presentes que oferecessem aos jovens “a sabedoria da vida”.
Segundo o ‘Diário da República’ de 8 de março de 2013, o presidente da República também nomeou António Almeida Ribeiro embaixador de Portugal junto da Ordem Soberana e Militar de Malta.
Atualizado às 14h03.
OC/RJM