«A esperança não dececiona», assinalou Francisco, numa audiência privada
Cidade do Vaticano, 22 ago 2024 (Ecclesia) – O Papa Francisco recebeu esta quarta-feira, no Vaticano, os fundadores da “Fazenda da Esperança”, instituição que apoia a recuperação de toxicodependentes e alcoólicos, encorajando-os na missão que desenvolvem.
“Aos filhos da Esperança, filhas da Esperança, membros da Família da Esperança, digo-lhes somente uma coisa que está na palavra de Deus: a esperança não dececiona. A esperança é uma âncora que está cravada no céu, e nós temos que estar agarrados a essa corda da esperança. Não percam a esperança! Rezem por mim e eu o faço por vocês”, disse o Papa, informa o portal ‘Vatican News’.
Entre os assuntos abordados no encontro esteve a Associação Internacional de Fiéis Família da Esperança e o trabalho realizado pela obra social como um todo.
Em entrevista ao programa ‘Porta Aberta’, da Rádio Vaticano, frei Hans Stapel, um dos fundadores, conta que o encontro teve como objetivo apresentar ao Papa o carisma da “Fazenda da Esperança” e a expansão da comunidade terapêutica, que já tem 170 fazendas espalhadas pelo mundo.
Francisco incentivou fundadores a seguirem em frente, relata Frei Hans Stapel, que acrescenta que se sentiu amado e compreendido.
“Uma disponibilidade inacreditável”, assinalou.
Nelson Giovanelli, outro dos fundadores, destacou a mensagem que o Papa gravou para os membros da Família da Esperança, em que o pontífice evoca o versículo que afirma que “a esperança não dececiona” e que é uma âncora.
Já a fundadora Lucilene Rosendo fala que na audiência surgiu também o tema da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 e Rio 2013, além da oportunidade de cada um dos presentes dar o próprio testemunho.
“Foi muito importante, mas para mim, particularmente, também foi muito importante esse encontro, porque pudemos como fundadores falar a experiência pessoal de cada um de nós e o Papa ouvir de nós, da nossa boca, foi muito importante o acolhimento dele, tudo o que ele falou. O encorajamento para dar vida pela juventude, pela igreja, pelos padres que chegam até nós. Foi muito importante isso”, referiu.
Na audiência privada esteve também presente Iraci Leite, uma das fundadoras da “Fazenda da Esperança”.
Nascida no Brasil em 1983, esta é uma comunidade terapêutica que atua no processo de recuperação de pessoas que buscam a libertação de seus vícios, principalmente do álcool e da droga.
LJ/OC
Brasil: «Fazenda da Esperança» deseja mostrar na JMJ Lisboa 2023 o que faz pela juventude (c/fotos)