Vaticano: Papa recebeu delegação de vítimas abusos na França

Francisco fala em necessidade de «quebrar o silêncio», perante representantes da Diocese de Nantes

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 28 nov 2023 (Ecclesia) – O Papa Francisco encontrou-se esta tarde, na Casa Santa Marta, onde reside, com uma delegação de vítimas de abusos por parte de membros da Igreja, provenientes da Diocese de Nantes, França.

“Pedi à Comissão que ouvisse as vossas palavras em meu nome e que recolhesse os vossos testemunhos, para que possam reforçar e inspirar os nossos esforços comuns para erradicar os abusos da nossa Igreja e das nossas comunidades. Só o podemos fazer juntos, cada um fazendo a sua parte para quebrar o silêncio dos abusos”, referiu, numa intervenção divulgada pelo portal de notícias do Vaticano.

As vítimas estavam acompanhadas por alguns religiosos da Congregação dos Irmãos Monforte de São Gabriel e da Comissão de Reconhecimento e Reparação da diocese francesa.

O grupo encontrou-se, durante duas horas, durante a manhã, com a Comissão Pontifícia para a Proteção dos Menores, em Roma, onde foi lida e entregue uma mensagem do Papa.

“A subversão dos direitos da criança através da violência e do abuso é uma traição à humanidade que Deus nos deu”, escreveu Francisco.

Foto: Vatican Media

A mensagem papal recordou que “muitas crianças e pessoas vulneráveis” sentiram “o mal maior num lugar onde – juntamente com as vossas famílias – procurastes o que é verdadeiro e bom”.

“Este silêncio pode ser quebrado se houver uma abertura ativa e respeitosa dentro da própria instituição para ouvir o que as vítimas e os sobreviventes têm para dizer. Isto nem sempre é fácil e felicito-vos a todos por este feito de caminhar e aprender juntos num diálogo honesto”, acrescenta o texto.

Francisco agradeceu às vítimas pela “coragem e resistência” e renovou o “compromisso inegociável das Igrejas na implementação e verificação de políticas de proteção e de normas profissionais na formação humana do clero e dos religiosos, bem como na procura de ambientes seguros nas escolas”.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top