Vaticano: Papa recebe Federação Italiana de Dama, passatempo comum «entre os migrantes», que vivem «situações de grande incerteza e apreensão» e «encontram alívio»

«Estimula a mente e é acessível a todos», disse Francisco destacando duas «belas características» do Jogo das Damas

Foto Vatican Media

Cidade do Vaticano, 26 abr 2024 (Ecclesia) – O Papa Francisco recebeu, na manhã desta sexta-feira, a Federação Italiana de Dama, encorajou-os “a manter vivos os momentos de espiritualidade”, e destacou que, segundo os relatos, é “um dos passatempos mais comuns entre os migrantes”.

“É relatado como um dos passatempos mais comuns entre os migrantes que desembarcam em nosso litoral: muitos desses irmãos e irmãs, em situações de grande incerteza e apreensão, encontram alívio jogando damas, às vezes até junto com as pessoas que os acolhem, com simplicidade e compartilhamento”, disse o Papa, na intervenção publicada na Sala de Imprensa da Santa Sé.

Na Sala Clementina, na audiência à Federação Italiana de Dama realizada pelo seu centenário, Francisco, na breve saudação aos presentes, destacou que o jogo de dama tem “duas belas características”: “estimula a mente e é acessível a todos”.

Segundo o Papa, o jogo das Damas exige “inteligência, habilidade e atenção”, mas não são precisos grandes recursos e estruturas, “é um daqueles jogos com que se pode facilmente criar um momento de encontro e diversão”, um jogo para todos, praticado em várias partes do mundo: “Tudo do que se precisa é de um tabuleiro de xadrez e damas, dois jogadores, e é uma maneira agradável de estar junto”.

Foto Vatican Media

Francisco realçou também que é um jogo que exercita a capacidade lógica, o que é necessário, porque “o abuso dos novos medias adormece”, assinalando a presença de crianças nesta audiência e a importância de ouvi-las.

O Papa assinalou que é “bonito” encontrar os membros da Federação Italiana de Damas “com alegria”, para conhecê-los e desafiar desportivamente, “num mundo caracterizado pelo individualismo, que às vezes corre o risco de se tornar isolamento”.

“Iso faz com que o ar puro circule, o ar fresco, o vosso jogo. Portanto, desejo-vos tudo de bom em vossas atividades; e também vos encorajo a manter vivos os momentos de espiritualidade que habitualmente associais aos eventos mais importantes organizados pela Federação”, acrescentou Francisco, divulga a Santa Sé.

Na manhã deste dia 26 de abril, o Papa recebeu também os membros da ‘Fundação Memorial Papa Francisco’, a quem agradeceu pelo seu trabalho de ponte entre a “herança e a promessa”, entre os idosos e as crianças, informa a Sala de Imprensa da Santa Sé.

“Cuidar do idoso é receber uma herança e entregar essa herança. A outra ponta são as crianças, gostei de ver a alegria com que ela chupou o biberão”, acrescentou, na Sala do Sínodo, destacando a “universalidade na colaboração” da ‘Fundação Memorial Papa Francisco’.

O Papa sublinhou que os idosos e as crianças são “o património e o futuro”, e é preciso “cuidar de ambos porque a história continua”, e depois, “a universalidade na colaboração de todos”, divulgou o Vaticano.

CB

Partilhar: