Vaticano: Papa recebeu António Costa

Presidente do Conselho Europeu destacou compromisso de Leão XIV em favor da paz

Lisboa, 06 jun 2025 (Ecclesia) – O Papa recebeu hoje no Vaticano, em audiência privada, o presidente do Conselho Europeu, António Costa, com quem abordou os conflitos em curso na Europa e outras regiões.

“Hoje tivemos uma discussão muito inspiradora sobre a melhor forma de alcançar a paz, nomeadamente na Ucrânia, em Gaza e noutras partes do mundo. Temos de continuar a abordar questões globais como as alterações climáticas, a redução das desigualdades e a dignidade do trabalho”, escreveu o responsável português, na sua conta da rede social X.

“Anseio que a UE e a Santa Sé trabalhem em conjunto para o bem comum”, acrescentou António Costa.

O encontro decorreu ao início da tarde, após Leão XIV se ter reunido com o presidente da Itália, Sergio Mattarella.

Costa esteve ainda reunido com o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado, acompanhado por mons. Mirosław Wachowski, subsecretário do Vaticano para as Relações com os Estados.

As duas partes abordaram “o atual contexto internacional, com particular referência aos conflitos na Ucrânia e em Gaza”.

“Durante as cordiais conversações, na Secretaria de Estado, foram destacadas as boas relações bilaterais entre a Santa Sé e a União Europeia e a vontade de intensificar ainda mais o diálogo sobre temas de interesse comum, especialmente em relação à proposta de instituir um fundo mundial para eliminar a fome no mundo e favorecer o desenvolvimento dos países mais pobres”, refere uma nota enviada aos jornalistas pelo Vaticano.

Após a eleição de Leão XIV, a 8 de maio, António Costa e Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, publicaram uma declaração conjunta.

“Milhões de europeus inspiram-se diariamente no compromisso duradouro da Igreja com a paz, a dignidade humana e a compreensão mútua entre as nações”, refere o texto.

Os responsáveis mostram-se confiantes de que o Papa vai usar “a sua voz na cena mundial para promover estes valores comuns e incentivar a unidade na busca de um mundo mais justo e compassivo”.

“A União Europeia está pronta para trabalhar em estreita colaboração com a Santa Sé para enfrentar os desafios globais e cultivar um espírito de solidariedade, respeito e bondade”, acrescentavam Costa e von der Leyen.

António Costa, antigo primeiro-ministro português, iniciou funções como presidente do Conselho Europeu a 1 de dezembro de 2024.

OC

Notícia atualizada às 17h11

Partilhar:
Scroll to Top