Francisco acolheu em Roma o xeque Ahmad Al-Tayeb
Cidade do Vaticano, 17 out 2018 (Ecclesia) – O Papa recebeu esta terça-feira no Vaticano, o xeque Ahmad Al-Tayeb, grande-imã de al-Azhar (Egito) e alto responsável pelo islamismo sunita.
A sala de imprensa da Santa Sé refere que “o teor do encontro não foi divulgado”, mas lembra que esta iniciativa prossegue o diálogo que Francisco já tinha encetado com aquele líder religioso “em outras ocasiões”.
Primeiro em maio de 2016, em Roma, um “primeiro” passo na “consolidação das relações” entre a Igreja Católica e a comunidade islâmica sunita.
Mais tarde, em abril de 2017, aquando da visita de Francisco ao Egito, e mais recentemente em novembro do último ano, novamente no Vaticano, durante a conferência ‘Oriente e Ocidente, diálogo de civilização’, organizada pela Comunidade de Santo Egídio.
Em todos os encontros, o Papa e o grande-imã de al-Azhar, o xeque Ahmad Al-Tayeb, privilegiaram o diálogo à volta de temas como o contributo das religiões para a paz no mundo, a rejeição da violência e do terrorismo, e o contexto difícil dos cristãos no Médio Oriente.
Ahmad Al-Tayeb seguiu para Roma, ao encontro do Papa, depois de participar nos últimos dias na iniciativa ‘Pontes de Paz’, que juntou em Bolonha diversos líderes religiosos de todo o mundo.
JCP