Comunicado da Santa Sé fala em pós-operatório «regular e satisfatório», confirmando diagnóstico de estenose diverticular «grave»
Roma, 07 jul 2021 (Ecclesia) – O Papa está a recuperar de forma “regular e satisfatória” à intervenção cirúrgica do último domingo, mostrando-se “comovido” com as mensagens que lhe chegam de todo o mundo, informou hoje o Vaticano.
“O pós-operatório de Sua Santidade o Papa Francisco continua a ser regular e satisfatório. O Santo Padre continuou a comer regularmente e suspendeu as perfusões”, refere o comunicado do diretor da sala de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.
A nota enviada aos jornalistas adianta que exame histológico final confirmou o diagnóstico de “estenose diverticular grave”, com sinais de diverticulite esclerosante, um problema no cólon.
O Papa, acrescenta o comunicado, mostrou-se “comovido com as muitas mensagens e carinho recebidos nestes dias e expressa sua gratidão pela proximidade e oração”.
Francisco foi submetido este domingo a uma operação programada ao cólon e tem vindo a recuperar favoravelmente, segundo comunicados diários do Vaticano, devendo permanecer no hospital universitário Agostino Gemelli durante um total de sete dias.
Fiquei tocado pelas tantas mensagens e pelo afeto recebido nestes dias. Agradeço a todos pela proximidade e oração.
— Papa Francisco (@Pontifex_pt) July 7, 2021
Entre as mensagens que chegaram ao hospital de Roma conta-se a do patriarca Bartolomeu I, de Constantinopla (Igreja Ortodoxa), que endereçou votos de “uma rápida convalescença”.
Vários responsáveis políticos e religiosos do mundo manifestaram ao Papa os seus desejos de um pronto restabelecimento.
OC
Fátima: Santuário envia mensagem ao Papa, desejando rápida recuperação