Celebração reuniu milhares de pessoas na Praça de São Pedro
Cidade do Vaticano, 31 mar 2024 (Ecclesia) – O Papa Francisco presidiu hoje à Missa do Domingo de Páscoa, na Praça de São Pedro, antecedendo a tradicional mensagem e bênção ‘urbi et orbi’, com a presença de dezenas de milhares de pessoas.
A celebração iniciou-se, como é tradição desde 2000, com o rito do ‘resurrexit’ (ressuscitou), que inclui a abertura dos painéis laterais do ícone do Santíssimo Salvador, ao canto do “Aleluia”.
Este rito, perdido durante vários séculos, era realizado antigamente na Basílica de São João de Latrão, em Roma, da qual o Papa partia em procissão para a Basílica de Santa Maria Maior, onde celebrava a Missa.
A proclamação do Evangelho aconteceu em latim e grego, como sinal da universalidade da mensagem cristã, no dia em que se celebra a ressurreição de Jesus Cristo, momento mais importante do calendário litúrgico da Igreja Católica.
Como tem acontecido em anos anteriores, Francisco não proferiu homilia, dado que vai deslocar-se, no fim da Missa, para a varanda central da Basílica de São Pedro, para a bênção à cidade de Roma e ao mundo (Urbi et Orbi), a mensagem e as saudações pascais.
A Praça de São Pedro está decorada com milhares de flores de Sanremo (Itália) e Países Baixos, colocadas com ajuda de peritos do Centro de Biotecnologia de Naklo, na Eslovénia.
Após a Missa, Francisco percorreu a Praça e a avenida circundante, em papamóvel, para saudar os peregrinos presentes em Roma, antes de seguir para a varanda da Basílica, onde concede a bênção ‘urbi et orbi’, ao meio-dia.
A cerimónia é precedida pela execução dos hinos do Vaticano e da Itália, pelas bandas da Gendarmaria Pontifícia e dos Carabinieri, com as saudações militares da Guarda Suíça e das Forças Armadas italianas.
OC