Vaticano: Papa pede educação com valores para os jovens

Bento XVI recebeu novos embaixadores de seis países na Santa Sé

Cidade do Vaticano, 13 dez 2012 (Ecclesia) – Bento XVI apelou hoje a uma aposta na educação com valores para os jovens, alertando para as tentações do “sucesso fácil” e os perigos potenciados pelas novas tecnologias.

“Os jovens precisam hoje mais do que nunca ser educados para o sentido do compromisso e da perseverança nas dificuldades. Eles devem saber que qualquer ato que diga respeito à pessoa humana deve ser responsável e coerente com o seu desejo de infinito e que esse ato acompanha o seu crescimento para a formação de uma humanidade cada vez mais fraterna e livre de tentações individualistas e materialistas”, disse, num discurso conjunto aos novos embaixadores da Guiné, São Vicente e Granadinas, Níger, Zâmbia, Tailândia e Sri Lanka.

Segundo o Papa, a educação é um desafio de “primeiro plano” na época atual, em contextos onde “a evolução de modos de vida e de conhecimentos cria ruturas humanas, culturais, sociais e espirituais inéditas na história da humanidade”.

“As redes sociais, outra novidade, têm tendência a substituir os espaços naturais de sociedade e de comunicação, tornando-se, muitas vezes, a única referência de informação e de conhecimento”, alertou.

Bento XVI observou que “o direito a uma educação aos justos valores jamais deve ser esquecido ou negado”.

“O direito a educar para esses valores jamais deve ser interrompido ou enfraquecido por qualquer interesse político nacional ou supranacional”, acrescentou.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top