Leão XIV recebeu delegações da Obra do Oriente e do Instituto «Cristãos do Oriente»

Cidade do Vaticano, 04 nov 2026 (Ecclesia) – O Papa apelou hoje no Vaticano à superação das guerras no Médio Oriente e na Europa de Leste, defendendo o contributo da investigação académica para travar a violência.
“O diálogo entre fé e razão, cultura e história é a via indispensável para a justiça e a reconciliação”, afirmou Leão XIV, ao receber na Sala do Consistório delegações da Obra do Oriente (‘L’Œuvre d’Orient’) e do Instituto “Cristãos do Oriente”.
Na saudação aos participantes num colóquio internacional em Roma, o pontífice valorizou a sinergia entre várias áreas do saber “para compreender melhor os conflitos contemporâneos e procurar as condições de uma paz justa e duradoura, de modo particular no Médio Oriente”.
Leão XIV saudou a criação, a partir deste encontro, de uma rede internacional de universitários dedicada ao estudo da concórdia, convidando os especialistas a serem servidores de “uma paz desarmada e desarmante, humilde e perseverante”.
“O diálogo entre a filosofia e as outras disciplinas permite redescobrir o sentido das palavras e dos conceitos utilizados, o que é provavelmente um dos principais desafios da nossa época”, observou o Papa, citando o discurso que dirigiu ao Corpo Diplomático a 9 de janeiro de 2026.
Ao recordar a comemoração litúrgica dos fiéis defuntos, assinalada há dois dias, o pontífice confiou à misericórdia de Deus “as numerosas vítimas dos conflitos armados que ainda ensanguentam o mundo”.
O Papa desafiou ainda os académicos a agirem com “um coração humilde” e como “semeadores de esperança”, mantendo a certeza evangélica de que “um é o que semeia e outro o que colhe”, sob a proteção da Virgem Maria.
O congresso intitulado ‘A paz à prova do mundo: cristãos do Oriente, conflitos e construção da paz’ realiza-se esta quinta e sexta-feira no Instituto Pontifício Oriental, em Roma, indica o portal ‘Vatican News’.
OC
