Francisco recebe delegação de franciscanos, destacando respeito pelo legado do Santo de Assis
Cidade do Vaticano, 05 abr 2024 (Ecclesia) – O Papa recebeu hoje uma delegação de religiosos franciscanos na Itália, pelo 800.º aniversário do “dom dos estigmas” recebidos pelo Santo de Assis, convidando todos a esta junto a quem carrega “cicatrizes” de sofrimento e injustiça.
“O cristão é chamado a dirigir-se de modo especial aos ‘estigmatizados’ que encontra: os marcados pela vida, que trazem as cicatrizes do sofrimento e das injustiças sofridas ou dos erros cometidos”, declarou, no encontro com os frades menores do santuário de La Verna e da província da Toscânia.
A intervenção, divulgada pela sala de imprensa de Santa Sé, convidou a imitar São Francisco de Assis, voltando ao “essencial” e levando o “perdão” ao mundo de hoje.
O Papa, que escolheu o nome deste santo aquando da sua eleição pontifícia, em 2013, fala numa “testemunha sempre atual do Evangelho”.
“O vosso Santo fundador oferece-vos um forte apelo a promover a unidade em vós mesmos e na vossa história. De facto, o Crucificado que lhe aparece em La Verna, marcando o seu corpo, é o mesmo que se tinha gravado no seu coração no início da sua conversão e que lhe tinha indicado a missão de reparar a sua casa”, observou.
Francisco concluiu, num tom coloquial, recordando que na sua terra natal, a Argentina, algumas pessoas “batem na madeira”, quando veem um padre, por considerarem que é sinal de “azar”, mas isso “nunca acontece com quem usa o hábito franciscano”.
“O vosso hábito faz-nos pensar em São Francisco e nas graças recebidas. Vão em frente, e não importa se por baixo do hábito estão calças de ganga, não há problema, vão em frente”, declarou.
A intervenção ofereceu ainda, aos participantes, uma oração dedicada a São Francisco de Assis.
OC
São Francisco, homem ferido pelo amor, crucificado no corpo e no espírito, olhamos para ti, adornado com os sagrados estigmas, para aprender a amar o Senhor Jesus os nossos irmãos e irmãs com o teu amor, com a tua paixão. Contigo é mais fácil contemplar e seguir Cristo pobre e crucificado. Dá-nos, Francisco a frescura da tua fé, a certeza da tua esperança, a doçura da tua caridade. Intercede por nós para que nos seja doce carregar os fardos da vida e que nas provações possamos experimentar a ternura do Pai e o bálsamo do Espírito. Que as nossas feridas sejam curadas pelo Coração de Cristo, para que sejamos, como vós, testemunhas da sua misericórdia, que continua a curar e a renovar a vida de quem o procura com um coração sincero. Ó Francisco, tornado semelhante ao Crucificado fazei que os vossos estigmas sejam para nós e para o mundo sinais luminosos de vida e de ressurreição para que indiquem novos caminhos de paz e de reconciliação. Ámen. (Papa Francisco) |