Assistência vai ser assegurada por associação «Medicina Solidária»
Cidade do Vaticano, 29 fev 2016 (Ecclesia) – O Papa Francisco decidiu oferecer ajuda médica aos sem-abrigo junto à Praça de São Pedro, com a colaboração de uma associação solidária italiana, anunciou o Vaticano.
O esmoler pontifício, D. Konrad Krajewski, adiantou ao jornal do Vaticano, 'L'Osservatore Romano', que os serviços gratuitos vão incidir na área da podologia, dado que "os pés são a parte mais atingida nas pessoas que vivem na rua".
O serviço começa na segunda-feira, dia em que cerca de 150 beneficiários acorrem aos locais com chuveiros e barbearia, inaugurados em 2015, e mudam de roupa, deixando a suja e vestindo a limpa posta à disposição pelo departamento do vestuário
"Estamos equipados para ajudar todos os que baterem à nossa porta. Foi o Papa Francisco que o desejou e nós, que estamos próximos dele neste empreendimento, sentimo-nos honrados e fortemente motivados para tornar tudo isto possível", declarou D. Konrad Krajewski
Médicos e enfermeiros vão prestar assistência debaixo da colunata de São Pedro, a convite do esmoler pontifício, em nome do Papa.
“Estamos gratos ao Papa Francisco por ter querido, mais uma vez, dar um sinal concreto de misericórdia na Praça de São Pedro às pessoas sem-abrigo ou em dificuldade”, disse à emissora pontifícia a diretora da associação ‘Medicina Solidária’, Lucia Ercoli.
“Há muito trabalho a fazer, sobretudo nos bairros das periferias da nossa cidade, mas acredito que este novo ambulatório seja um sinal de grande esperança”, acrescentou.
Francisco já tinha promovido, entre vários gestos, a construção de duches, com serviços de higiene pessoal, no Vaticano, para os sem-abrigo, oferecendo-lhes também bilhetes de circo, de cinema e de concertos musicais.
O Papa promoveu ainda a construção de um dormitório para acolher pessoas sem-abrigo de Roma, uma estrutura que acolhe cerca de 30 pessoas, numa iniciativa da Esmolaria Apostólica.
OC
Notícia atualizada às 16h15