Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 21 nov 2022 (Ecclesia) – O Papa Francisco nomeou hoje como novo prefeito do Dicastério para as Igrejas Orientais o arcebispo D. Claudio Gugerotti, até agora núncio apostólico na Grã-Bretanha.

O responsável sucede no cargo ao cardeal Leonardo Sandri, de 79 anos de idade, que deixa estas funções, após década e meia de serviço.

O portal ‘Vatican News’ recorda que D. Claudio Gugerotti começou o seu serviço na Santa Sé, em 1985, na então Congregação para as Igrejas Orientais, para a qual foi nomeado subsecretário, em 1997.

O arcebispo italiano foi também consultor do Departamento das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, entre 1990 e 2001, quando foi eleito arcebispo titular de Ravello, no mês de dezembro, e nomeado núncio apostólico (embaixador da Santa Sé) na Geórgia, Arménia e Azerbaijão.

D. Claudio Gugerotti foi também representante do Papa na Bielorrússia (2011), na Ucrânia (2015), e na Grã-Bretanha (2020).

O arcebispo, de 67 anos, nasceu em Verona e foi ordenado sacerdote a 29 de maio de 1982; tem doutoramento em Ciências Eclesiásticas Orientais, após ter-se licenciado em Línguas e Literaturas Orientais.

CB

Partilhar:
Share