Vaticano: Papa nomeia novo prefeito do Dicastério para os Textos Legislativos

Arcebispo australiano D. D. Anthony Randazzo sucede no cargo a D. Filippo Iannone

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 26 mar 2026 (Ecclesia) – O Papa Leão XIV nomeou esta quarta-feira D. Anthony Randazzo, até agora bispo de Broken Bay, como novo prefeito do Dicastério para os Textos Legislativos, conferindo-lhe o título pessoal de arcebispo.

“Sou profundamente grato ao Papa Leão XIV pela confiança que depositou em mim”, referiu o responsável australiano, que sucede no cargo a D. Filippo Iannone, transferido no último mês de setembro para a liderança do Dicastério para os Bispos.

O novo arcebispo confirmou, através da sua página oficial, que vai permanecer na Diocese de Broken Bay durante os próximos três meses como administrador apostólico, período de transição antes de assumir as suas novas funções em Roma.

O Dicastério para os Textos Legislativos tem como principal missão promover e divulgar o conhecimento do direito canónico na Igreja, formulando a interpretação autêntica das leis e verificando eventuais necessidades de atualização da normativa em vigor.

Nascido em Sydney a 7 de outubro de 1966, numa família de origem siciliana, D. Anthony Randazzo é formado em Direito Canónico pela Universidade Pontifícia Gregoriana (Roma) e trabalhou na então Congregação para a Doutrina da Fé, entre 2004 e 2008.

O responsável era, até agora, presidente da Federação das Conferências Episcopais Católicas da Oceânia.

OC

Partilhar:
Scroll to Top