Vaticano: Papa manifesta «grande dor» pelo assassinato de sacerdote em França

Francisco recordou padre Olivier Maire, em encontro com peregrinos, e deixou mensagem aos católicos franceses

Foto: Lusa/EPA

Cidade do Vaticano, 11 ago 2021 (Ecclesia) – O Papa recordou hoje no Vaticano o padre Olivier Maire, provincial francês da Congregação dos Missionários de Montfort, que foi morto esta segunda-feira na região de Vendée, França, por um homem acolhido pela comunidade religiosa.

“Com grande dor, tomei conhecimento do assassinato do padre Olivier Maire. Dirijo as minhas condolências à comunidade religiosa montfortina de Saint-Laurent-sur-Sèvre, em Vendée, à sua família e a todos os católicos da França. Garanto-vos a minha participação e a minha proximidade espiritual. A todos, a minha bênção”, disse Francisco, na saudação aos peregrinos franceses presentes na audiência geral desta manhã, no Auditório Paulo VI.

O portal de notícias do Vaticano precisa que o autor confesso do crime, Emmanuel Abayisenga de origem ruandesa, sofre de “transtornos psiquiátricos” e tinha sido colocado sob vigilância pelo incêndio da Catedral de Nantes, em 2020.

“As investigações, que excluem qualquer tipo de motivação terrorista, continuam em curso e confirmam tanto as condições psíquicas do assassino como a morte violenta do religioso, facto que aumenta ainda mais a imensa tristeza de toda a sua Congregação e dos religiosos da França”, indica o ‘Vatican News’.

Padre Olivier Maire

O presidente da Conferência Episcopal Francesa, D. Éric De Moulins-Beaufort, referiu que o padre Maire “viveu até o fim o seguimento de Cristo, no acolhimento incondicional de todos”.

Já o bispo de Rouen, Dominique Lebrun, destacou que cada cristão “quer lutar contra toda a violência, à sua volta e dentro de si”.

O Governo francês manifestou, através de vários dos seus membros, proximidade e solidariedade com todos os católicos do país.

OC

Scroll to Top