D. Erik Varden, monge trapista, faz 11 meditações durante os Exercícios Espirituais, que terminam na sexta-feira

Cidade do Vaticano, 23 fev 2025 (Ecclesia) – O Papa Leão XIV e os membros da Cúria Romana iniciaram este domingo o retiro da Quaresma, com meditações propostas este ano pelo monge trapista D. Erik Varden.
De acordo com o portal de notícias do Vaticano, os Exercícios Espirituais da Quaresma iniciaram pelas 17h00, na Capela Paulina, no Vaticano, com a presença do Papa Leão XIV, dos cardeais residentes em Roma e dos responsáveis pelos vários Dicastérios da Cúria Romana.
Orientado por D. Erik Varden, bispo de Trondheim, na Noruega, o retiro tem por tema ‘Iluminados por uma glória oculta. Um itinerário quaresmal’, que motivam as reflexões do monge trapista.
Ao longo da semana de Exercícios Espirituais, D. Erik Varden vai apresentar 11 meditações, com momentos de oração de manhã e à tarde.
Nascido na Noruega em 1974, D. Erik Varden cresceu numa família protestante não praticante e a sua conversão ao catolicismo foi impulsionada por uma intensa procura espiritual, despertada aos 16 anos por uma audição da Sinfonia n.º 2 de Mahler.
O bispo e autor passou por Lisboa em outubro de 2025, altura em que concedeu uma entrevista à Agência ECCLESIA.
Desde 2024, preside à Conferência Episcopal Nórdica e é membro do Dicastério para o Clero (Santa Sé).
OC/PR
