Francisco recorda «testemunho cristão» de Fra’ Marco Luzzago
Cidade do Vaticano, 09 jun 2022 (Ecclesia) – O Papa lamentou a morte do lugar tenente de grão mestre da Ordem Soberana e Militar de Malta, o italiano Fra’ Marco Luzzago, que faleceu repentinamente esta segunda-feira.
Francisco enviou uma mensagem ao seu delegado especial para a Ordem, cardeal Silvano Maria Tomasi, evocando o falecido responsável pelo seu “compromisso generoso no exercício do alto encargo ao serviço da instituição, bem como o seu amor à Igreja e luminoso testemunho cristão”.
De acordo com o art. 17 da Constituição da Ordem, as funções do lugar tenente são assumidas interinamente pelo grão comendador Fra’ Ruy Gonçalo do Valle Peixoto de Villas-Boas.
A Ordem Soberana e Militar de Malta é sujeito de direito internacional, tendo o seu grão mestre o estatuto de chefe de Estado; em Portugal, a ordem é representada, a nível diplomático, pela sua Embaixada e pela Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem de Malta, que desenvolve todos os trabalhos de carácter humanitário e assistencial.
OC