Vaticano: Papa lamenta «escândalos» na Igreja e pede relação viva com Deus

Francisco diz que é necessário abandonar sede de «poder» e formalismo

Cidade do Vaticano, 16 jan 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco disse hoje no Vaticano que os “escândalos” que envolvem “padres, bispos, leigos” obrigam a uma mudança na relação com Deus para servir melhor a Igreja.

“Pobre gente! Pobre gente! Não damos de comer o pão da vida; não damos de comer – nesses casos – a verdade! E damos de comer até mesmo alimento envenenado, muitas vezes”, disse, na homilia da missa a que presidiu esta manhã na capela da Casa de Santa Marta.

Partindo da leitura do dia e do salmo responsorial, que narram uma derrota dos israelitas diante dos filisteus, Francisco lembrou “as muitas derrotas da Igreja, do povo de Deus, simplesmente porque não ouve o Senhor, não o procura e não se deixa procurar por Ele”.

“Envergonhamo-nos desses escândalos, dessas derrotas de padres, de bispos, de leigos? A Palavra de Deus nesses escândalos era escassa; nesses homens e nessas mulheres a Palavra de Deus era rara, não tinham uma ligação com Deus: tinham uma posição na Igreja, um lugar de poder, inclusive de comodidade, mas a Palavra de Deus, não”, sublinhou.

O Papa sustentou que não basta ter uma relação “formal” com Deus para evitar “a vergonha da Igreja”.

“(Há) Muitos escândalos que não quero mencionar individualmente, mas todos sabemos deles, sabemos onde estão. Escândalos, alguns, que obrigaram a pagar muito dinheiro”, acrescentou, numa intervenção em que aludiu à “corrupção dos sacerdotes”.

“Peçamos ao Senhor para que jamais esqueçamos a Palavra de Deus, que está viva, para que esta entre no nosso coração”, concluiu Francisco.

RV/MD/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top