Vaticano: Papa faz viagem ao Luxemburgo e Bélgica

46ª visita apostólica aborda questões ligadas ao futuro da Europa

Cidade do Vaticano, 26 set 2024 (Ecclesia) – O Papa iniciou hoje a sua 46ª viagem internacional, ao Luxemburgo e Bélgica, que vai decorrer até domingo.

O programa da viagem prevê sete intervenções, durante quatro dias, encerrando-se em Bruxelas com uma Missa para dezenas de milhares de pessoas, com a beatificação da religiosa carmelita Ana de Jesus; a visita assinala ainda o 600.º aniversário do nascimento da Universidade de Lovaina, na Bélgica.

Antes de embarcar, Francisco encontrou-se na Casa Santa Marta, onde reside, com um grupo de cerca de dez sem-abrigo, “mulheres e homen que à noite se abrigam debaixo da colunata da Praça de São Pedro ou nas ruas em redor”, acompanhados pelo cardeal  Konrad Krajewski, esmoler pontifício.

A visita começa no Luxemburgo, pelas 10h00 locais (menos uma em Lisboa); á sua chegada ao Aeroporto Internacional de Luxemburgo-Findel, o Papa foi acolhido pelo grão-duque, Henrique do Luxemburgo, a grã-duquesa Maria Teresa, e o primeiro-ministro, Luc Frieden, acompanhados por dois jovens que lhe ofereceram flores.

Depois da guarda de honra, da execução dos hinos, da homenagem às bandeiras e da apresentação das respectivas delegações, o Papa deslocou-se de carro para o Palácio Grão-Ducal para a visita de cortesia ao grão-duque do Luxemburgo.

““A proteção da dignidade da pessoa humana, o serviço ao bem comum, o diálogo e a cooperação internacional: é isto que faz a grandeza de um Estado”, escreveu Francisco, no livro de honra.

O primeiro discurso acontece às 11h50, no centro de congressos Cercle Cité, perante autoridades políticas e representantes da sociedade civil; o Papa segue depois, em carro aberto, até à sede da Arquidiocese.

Foto: Vatican Media

A agenda de quinta-feira encerra-se na Catedral de Notre Dame, às 16h30, para um encontro com a comunidade católica, antes da despedida e da partida para Bruxelas.

A estadia na capital belga inclui uma passagem pela residência oficial da família real belga e o tradicional encontro com autoridades políticas e representantes da sociedade civil, no Castelo Real de Laeken (10h00, menos uma em Lisboa); pelas 16h00, o Papa visita a Universidade Católica de Lovaina, a cerca de 26 quilómetros de Bruxelas, para um encontro com docentes e jovens refugiados, acolhidos num centro de acolhimento.

Às 17h30, Francisco visita a praça do Mercado de Lovaina, em carro aberto, para saudar cerca de 20 mil pessoas.

No dia 28 de setembro, sábado, o Papa desloca-se à Basílica do Coração de Jesus em Koekelberg, a 10 quilómetros de Bruxelas, a quinta maior igreja do mundo, para um encontro com membros do clero, de institutos religiosos e agentes pastorais, no qual vai intervir um representante do centro de acolhimento para vítimas de abusos.

Às 16h00, Francisco regressa a Lovaina, onde se vai encontrar com os estudantes da Universidade Católica, na Aula Magna; após o encontro, o Papa visita o Colégio de São Miguel, para um encontro privado com os membros da Companhia de Jesus (Jesuítas).

A viagem encerra-se no domingo, pelas 09h00 locais, com a Missa de beatificação de Ana de Jesus, no Estádio Rei Balduíno, onde se esperam cerca de 35 mil pessoas.

Desde a sua eleição, em 2013, o atual pontífice fez 45 viagens internacionais, tendo visitado 65 países, incluindo Portugal (2017 e 2023).

O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, falou aos jornalistas de uma “viagem ao coração da Europa” que vai abordar os temas da paz, migrações, cultura e alterações climáticas.

Questionado sobre um eventual encontro do Papa com vítimas de abusos, anunciado pela Igreja Católica na Bélgica, o diretor da sala de imprensa da Santa Sé admitiu a possibilidade, mas sem a confirmar.

“O Papa está consciente das dificuldades, dos dramas, do sofrimento na Bélgica”, adiantou.

Francisco é o segundo Papa a visitar o Luxemburgo e a Bélgica: São João Paulo II visitou a Holanda, Bélgica e Luxemburgo em maio de 1985, numa segunda visita, a Bélgica, em junho de 1995.

OC

Partilhar:
Scroll to Top