Vaticano: Jovens de todo o mundo, crentes e não-crentes, encontram-se com o Papa

Encontro inédito conta com participação de três portugueses (c/Áudio)

Cidade do Vaticano, 16 mar 2018 (Ecclesia) – O Papa Francisco vai inaugurar na segunda-feira uma inédita reunião pré-sinodal, com jovens de todo o mundo, crentes e não-crentes, para preparar a próxima Assembleia do Sínodo dos Bispos, marcada para outubro.

Os trabalhos vão decorrer no Pontifício Colégio Internacional “Maria Mater Ecclesiae”, em Roma, onde o Papa vai discursar e responder perguntas de jovens.

Entre os mais de 300 participantes vão estar três portugueses, em representação da Conferência Episcopal, dos escuteiros católicos de todo o mundo e das Equipas de Jovens de Nossa Senhora.

O debate decorre ainda nas redes sociais, onde até hoje é possível inscrever-se, através do Facebook, para acompanhar o encontro pré-sinodal, de 19 a 24 de março.

Os jovens que se deslocam a Roma representam conferências episcopais, movimentos e instituições de dentro e fora da Igreja Católica.

A reunião tem início marcada para as 09h00 locais (menos uma em Lisboa), com discurso do Papa e testemunho de cinco jovens; segue-se uma conversa com Francisco, que responderá a algumas perguntas dos participantes.

A “comitiva” portuguesa integra Joana Serôdio, que vai representar a Conferência Episcopal Portuguesa, indicada pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil; tem 30 anos, um mestrado em Bioquímica e pertence à Diocese de Coimbra…

Em declarações à Agência ECCLESIA; assume a vontade de ser “a voz de tantos jovens que têm muitas inquietações, muitos sonhos e muitas formas de estar em Igreja.

“Vou ser a voz de todos, não vou estar a falar em nome próprio, nem daquilo que eu vivo mas levar um bocadinho do que é Portugal e do que é a nossa juventude na Igreja para esta reunião”, adianta.

Já Rui Teixeira foi nomeado pela Conferência Internacional Católica do Escutismo.

Este médico de formação e docente universitário tem 30 anos e fez o seu percurso escutista na Diocese de Setúbal.

“Os jovens andam à procura, os jovens querem trabalhar a sua dinâmica espiritual, às vezes não sabem como”, observa, sublinhando a intenção de “tentar transmitir o que é que o movimento mundial em si, não apenas católico, está a viver”.

O terceiro português que vai participar na reunião pré-sinodal é Tomás Virtuoso, escolhido pelo Secretariado Internacional das Equipas de Jovens de Nossa Senhora; com 24 anos, está neste momento a escrever a tese de mestrado em Economia Política Europeia.

“É um grande peso da responsabilidade, porque é um grande privilégio que a Igreja pare para ouvir os jovens e que o Papa tenha no centro das suas preocupações ouvir os jovens, perceber o que é que os preocupa, o que é que os inquieta e querer dar respostas concretas a isso”, diz à Agência ECCLESIA.

O participante mostra-se entusiasmado com a perspetiva de ver “a diversidade da Igreja e católicos do mundo inteiro e perceber como cada um da sua forma diferente de viver a fé, com a sua forma diferente de viver a vida”.

A Santa Sé tem ativo um sítio na internet dedicado ao Sínodo dos Bispo – www.synod2018.va –  e uma página na rede social – www.facebook.com/synod2018 -, bem como o hashtag #synod2018.

Além de inaugurar a reunião, o Papa vai receber um documento com as conclusões e os participantes foram convidados a participar na Eucaristia do Domingo de Ramos, Dia Mundial da Juventude, a 25 de março.

“Desejo fortemente que todos os jovens possam ser protagonistas desta preparação, pelo que poderão intervir online, através dos grupos linguísticos moderados por outros jovens”, disse o pontífice no dia 18 de fevereiro, na Praça de São Pedro.

pré-sínodo é uma das etapas de preparação para o Sínodo dos Bispos que vai ter como tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’, entre 3 e 28 de outubro, no Vaticano.

Este encontro vai estar em destaque na próxima emissão dominical do programa ECCLESIA, na Antena 1 da rádio pública (06h00).

A Santa Sé estuda, neste momento, as propostas enviadas pelas conferências episcopais e as mais de 221 mil respostas ao questionário que foi disponibilizado na internet, das quais cerca de 20% são relativas a não-católicos.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR