Grupo de novos santos inclui mártires italianos e religiosas latino-americanas
Cidade do Vaticano, 12 mai 2013 (Ecclesia) – Um grupo de mártires italianos e duas religiosas latino-americanas são os primeiros santos do pontificado de Francisco, que os vai canonizar hoje, numa cerimónia que decorre na Praça de São Pedro.
Entre os novos santos está a colombiana Laura de Santa Catarina de Sena (1874-1949), a primeira católica do país a ser canonizada.
Madre Laura Montoya destacou-se enquanto fundadora da Congregação das Irmãs Missionárias da Beata Virgem Maria Imaculada e de Santa Catarina de Sena.
Atualmente a congregação está presente em 21 países da África, Europa (Espanha e Itália) e, sobretudo, América Latina.
Os processos foram concluídos no consistório de 11 de fevereiro, dia em que Bento XVI apresentou a sua renúncia ao pontificado.
Além da colombiana Laura Montoya, vão ser canonizados o italiano Antonio Primaldo, juntamente com cerca de 800 companheiros leigos, assassinados “por ódio à fé” a 13 de agosto de 1480, na cidade de Otranto, durante uma invasão levada a cabo por tropas turcas.
A outra nova santa é a mexicana Maria Guadalupe (1878-1963), que participou na criação da Congregação das Servas de Santa Margarida Maria e dos Pobres.
A canonização, ato reservado ao Papa, é a confirmação, por parte da Igreja, de que um fiel católico é digno de culto público universal (no caso dos beatos, o culto é diocesano) e de ser dado aos fiéis como intercessor e modelo de santidade.
OC/LS