Francisco destaca «disponibilidade» de Sergio Mattarella
Cidade do Vaticano, 30 jan 2022 (Ecclesia) – O Papa felicitou este sábado Sergio Mattarella pela sua reeleição como presidente da República de Itália, salientando a “disponibilidade” com que assume esta missão, num momento de várias dificuldades.
“O seu serviço é ainda mais essencial para consolidar a unidade”, refere Francisco, numa mensagem divulgada pela sala de imprensa da Santa Sé.
O Papa apresenta as suas “cordiais felicitações pela sua reeleição ao cargo supremo da República Italiana”, deixando os “seus melhores votos para o cumprimento da sua elevada missão, que acolheu com espírito de generosa disponibilidade”.
O parlamento italiano elegeu Sergio Mattarella para um novo mandato como chefe de Estado, depois de os partidos terem sido incapazes de encontrar uma alternativa durante sete votações consecutivas.
O atual mandato presidencial termina a 3 de fevereiro e o chefe de Estado da Itália tinha indicado a sua intenção de deixar o cargo.
Francisco espera que Mattarella possa “continuar a apoiar o querido povo italiano na construção de uma convivência cada vez mais fraterna e encorajá-lo a enfrentar o futuro com esperança”.
“Nestes tempos caracterizados pela pandemia, em que se multiplicaram tantas dificuldades e incertezas, especialmente no âmbito do trabalho, e aumentou, juntamente com a pobreza, também o medo, que leva a fechar-se em si próprio, o seu serviço é ainda mais essencial para consolidar a unidade e transmitir serenidade ao país”, escreve.
O Papa conclui a mensagem com a promessa de orações pelo presidente da Itália.
OC