Ancara e Istambul são paragens previstas no programa oficial
Cidade do Vaticano, 21 out 2014 (Ecclesia) – O porta-voz do Vaticano revelou hoje que o Papa vai visitar a Turquia entre os dias 28 e 30 de novembro, com passagens previstas pelas cidades de Ancara e Istambul.
“Acolhendo o convite do presidente da República, de sua santidade Bartolomeu I e do presidente da Conferência Episcopal, sua santidade Francisco vai realizar uma viagem apostólica à Turquia, de 28 a 30 de novembro de 2014, passando por Ancara e Istambul”, referiu o padre Federico Lombardi, em comunicado à imprensa.
A agenda oficial prevê passagens pelo Museu de Santa Sofia, a Mesquita Azul e um encontro com o patriarca ecuménico de Constantinopla (Igreja Ortodoxa), Bartolomeu I, à imagem do que fez o Papa emérito Bento XVI em novembro de 2006.
A viagem começa em Ancara, no Mausoléu de Atatürk, fundador da República da Turquia, com a receção do presidente Erdogan e encontros institucionais com as autoridades do país.
Na manhã do dia 29, Francisco ruma a Istambul, a fim de visitar o Museu de Santa Sofia, a Mesquita Azul e presidir a uma Missa na Catedral do Espírito Santo, seguida de uma oração ecuménica na igreja patriarcal de São Jorge e um encontro privado com Bartolomeu I.
A viagem conclui-se a 30 de novembro, festa litúrgica de Santo André, patrono da Igreja de Constantinopla, com uma celebração na igreja patriarcal de São Jorge, a bênção ecuménica e a assinatura de uma declaração conjunta católico-ortodoxa.
No total, o Papa vai estar na Turquia durante pouco mais de 48 horas, pronunciando dois discursos e uma homilia.
A 18 de agosto, na sua viagem de regresso da Coreia do Sul, Francisco admitiu uma visita ao Curdistão, na fronteira com a Turquia, confessando que discutiu “muitas coisas” com os seus colaboradores quando se começou a ter noção da dimensão da situação no Iraque.
O porta-voz do Vaticano disse esta segunda-feira que "não há nada de preciso e certamente nada de iminente em relação a uma presença do Papa no Médio Oriente".
OC