Francisco recebeu participantes no capítulo geral da ordem fundada por santo português
Cidade do Vaticano, 01 fev 2019 (Ecclesia) – O Papa recebeu hoje no Vaticano os participantes do capítulo geral da Ordem Hospitaleira de São João de Deus, deixando uma palavra de estímulo ao trabalho desempenhado pelos religiosos que seguem o carisma do santo português.
“Peço-lhes que criem redes ‘samaritanas’ em favor dos mais fracos, com atenção particular aos doentes pobres, e que as suas casas sejam sempre comunidades abertas e acolhedoras para globalizar uma solidariedade compassiva”, disse Francisco, numa intervenção divulgada pela sala de imprensa da Santa Sé.
O 69.º Capítulo Geral da ordem religiosa decorre em Roma, de 14 de janeiro a 5 de fevereiro, com o tema “Construindo o futuro da Hospitalidade”.
O Papa evocou a figura do santo português João de Deus (1495-1550) como “um homem apaixonado por Deus” e que tinha “compaixão pelos doentes e pelos pobres”, assumindo “a causa do humano como causa de Deus”.
“Num consagrado, e em qualquer batizado, não pode existir compaixão autêntica pelos outros se não houver paixão de amor por Jesus. A paixão por Cristo impulsiona-nos à profecia da compaixão”.
Francisco concluiu exortando os religiosos a levar “a compaixão e a misericórdia de Jesus aos doentes e aos mais necessitados”.
OC
Vida Consagrada: Ordem de S. João de Deus elegeu português como conselheiro-geral