Vaticano: Papa escreveu aos participantes do 13.º Simpósio Intercristão

Encontro aborda relação entre o mundo cristão e o poder civil 1700 anos depois do Édito de Milão

Cidade do Vaticano, 30 ago 2013 (Ecclesia) – O Papa enviou uma mensagem ao presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade entre os Cristãos, por ocasião do 13.º Simpósio Intercristão que termina hoje na cidade de Milão.

Na missiva, endereçada ao cardeal  Kurt Koch, destaca a relevância do encontro numa altura em que se assinalam os 1700 anos do Édito de Milão, assinado pelo imperador romano Constantino (274-337).

“Aquela decisão histórica, que decretou a liberdade religiosa para todos os cristãos, abriu novas perspetivas à difusão do Evangelho e contribuiu de maneira determinante para o nascimento da sociedade europeia”, realça o Papa, no texto disponibilizado pela sala de imprensa da Santa Sé.

O Simpósio Intercristão, acolhido pela Universidade Católica do Sagrado Coração, tem como tema “A vida dos cristãos e o poder civil – questões históricas e perspetivas atuais no Oriente e Ocidente”.

Conta com a organização do Instituto Franciscano de Espiritualidade da Universidade Pontifícia Antonianum e da Faculdade Teológica Ortodoxa da Universidade Aristóteles de Salónica.

Para Francisco, “a memória do Édito de Milão oferece aos participantes do Simpósio a oportunidade de refletirem sobre o modo como o mundo cristão se tem relacionado com a sociedade civil e com as autoridades que a regulam”.

Apesar de se tratar de uma questão que conheceu “diferentes desenvolvimentos”, no Ocidente e no Oriente, ela “conservou alguns traços fundamentais comuns”, realça o Papa.

Entre elas – salientou – está “a convicção de que o poder civil encontra o seu limite diante da lei de Deus, a reivindicação do espaço certo de autonomia para a consciência, a noção de que a autoridade eclesiástica e o poder civil são chamados a trabalhar em conjunto pelo bem integral da comunidade humana”.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top