Francisco esteve internado de 4 a 14 de julho, após intervenção cirúrgica

Foto: Lusa/EPA

Cidade do Vaticano, 19 jul 2021 (Ecclesia) – O Papa escreveu hoje uma carta de agradecimento à “família” do Hospital Gemelli, em Roma, onde esteve internado de 4 a 14 de julho, após uma intervenção cirúrgica ao cólon.

“Pude ver pessoalmente como a sensibilidade humana e o profissionalismo científico são essenciais no cuidado da saúde. Agora carrego no meu coração muitos rostos, histórias e situações de sofrimento”, refere Francisco, na missiva dirigida ao presidente da Fundação Hospital Universitário Agostino Gemelli, Carlo Fratta Pasini.

O texto, divulgado pelo Vaticano, saúda “todos aqueles que formam a grande família do Gemelli”.

“Como numa família, experimentei um acolhimento fraterno e um cuidado cordial, que me fizeram sentir em casa”, ressalta o Papa.

Francisco sublinha que um hospital é uma “pequena cidade”, que recebe todos os dias milhares de pessoas, com as “suas expectativas e preocupações”.

A carta elogia o “cuidado do coração” que encontrou no Gemelli, desejando que isso aconteça sempre, “através de um cuidado integral e atento à pessoa, capaz de infundir consolo e esperança nos momentos de provação”.

“O que cada um de vocês faz não é apenas um trabalho delicado e exigente. É uma obra de misericórdia que, através dos doentes, entra em contacto com a carne ferida de Jesus”, realça o documento.

A 11 de julho, o Papa presidiu à recitação do ângelus na varanda do 10.º andar do hospital, agradecendo a acompanha na recuperação e sublinhando a importância dos sistemas de saúde.

“Nestes dias de internamento, experimentei a importância de um bom serviço de saúde, acessível a todos, como é o caso da Itália e de outros países. Um serviço de saúde gratuito, que garanta um bom serviço, acessível a todos. Este precioso bem não deve ser perdido”, referiu Francisco.

O 10.º andar do Hospital Universitário Agostino Gemelli recebeu também, em várias ocasiões, São João Paulo II, a última das quais em 2005, pouco antes da sua morte.

OC

Partilhar:
Share