Vaticano: Papa encontra-se com bispos da Conferência Episcopal Espanhola

Reunião acontece após relatório sobre situação dos seminários

Foto: CEE

Cidade do Vaticano, 28 nov 2023 (Ecclesia) – O Papa Francisco participa no encontro da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), no Vaticano, a respeito da situação dos seminários, após a entrega do relatório pedido pelo Dicastério para o Clero, da Santa Sé.

A reunião decorre na sala nova do Sínodo, tendo começado com uma reflexão do cardeal Cantalamessa, pregador da Casa Pontifícia.

Na última semana, a Assembleia Plenária da CEE publicou a mensagem “Enviados para acolher, curar e reconstruir”, a respeito do “flagelo social” do abuso sexual de menores.

“O abuso de menores encheu-nos de tristeza. Como noutras ocasiões, queremos exprimir de forma inequívoca a dor, a vergonha e a tristeza que esta realidade, que trai a mensagem do Evangelho, nos provoca”, pode ler-se no documento.

Os bispos católicos de Espanha deixam um “sincero pedido de perdão” às vítimas e às suas famílias, assumindo a intenção de ser “transparentes neste processo”.

A mensagem recorda o trabalho desenvolvido, nos últimos anos, nas áreas do “acolhimento e reparação”, com a criação de comissões de proteção de menores, e da “prevenção e formação”.

“A rápida avaliação dos abusos, que é essencial para uma ação imediata, deve conduzir imediatamente à denúncia e ao desenvolvimento de uma abordagem abrangente do problema”, indicam os responsáveis.

Os bispos de Espanha consideram que os abusos são” assuntos muito graves que devem ser tratados dentro do quadro legal”.

“Colocar a atenção apenas na Igreja é desfocar o problema. As recomendações e medidas a adotar não devem ser dirigidas apenas a nós, mas a toda a sociedade”, aponta a CEE.

Para o futuro, o organismo assume como prioridades a “atenção às vítimas através de todos os canais legais e eclesiais”,  a “reparação integral, na medida do possível, dos danos causados” e a “formação para a prevenção de tais abusos”.

OC

Proteção de Menores: Conferência Episcopal Espanhola reiterou «pedido de perdão às vítimas»

 

 

Partilhar:
Scroll to Top