Vaticano: Papa elogiou projeto «Portugal Católico»

D. José Cordeiro acompanhou entrega da obra

Cidade do Vaticano, 20 set 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco saudou hoje pessoalmente a delegação que lhe entregou um exemplar único da obra ´Portugal Católico´, cinco meses após a sua visita ao país.

D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda, foi o representante da Conferencia Episcopal neste gesto, que decorreu após a audiência pública semanal na Praça de São Pedro, e ouviu o Papa elogiar os “corajosos” católicos de Portugal

“[O Papa] Sentiu esse acolhimento, essa fé genuína, autêntica, que nos toca a nós como responsabilidade cuidar, acompanhar, e educar para a esperança, como ele nos convidou”, disse aos jornalistas.

D. José Cordeiro apresentou a obra ao Papa Francisco, que recebeu um volume "exclusivo", explicando que o livro foi pensado como um presente, agradecendo a visita a Fátima, nos dias 12 e 13 de maio.

"Obrigado", respondeu o pontífice.

“Ao falar em Portugal vi nos olhos um brilho especial e naquilo que pudemos conversar senti esse acolhimento”, assinala o também bispo de Bragança-Miranda.

D. José Cordeiro realça o “tom dialogal” do Papa Francisco “tão próximo como que a falar coração a coração” e notou no seu “rosto essa limpidez”.

O prelado observa ainda que Portugal e a língua portuguesa “estava muito representada” na audiência semanal, “significa esta marca de uma boa prática” que se espera “que possa continuar”.

O encontro do Papa com uma representação dos mecenas, coordenadores e autores desta obra aconteceu após Francisco ter saudado o projeto editorial português, durante a audiência geral desta quarta-feira

 ‘Portugal Católico – A beleza na diversidade’ é uma obra com 800 páginas que reúne 204 artigos sobre as expressões, projetos e dinamismos do catolicismo em Portugal, escrito por 190 autores de diferentes sensibilidades, com direção de José Carlos Seabra Pereira, diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, e José Eduardo Franco, historiador.

A edição única da obra foi apresentada esta terça-feira, no Instituto de Santo António dos Portugueses, antes de ser entregue ao Papa Francisco.

 ‘Portugal Católico – A beleza na diversidade’ teve o mecenato pessoal de Alexandre Soares dos Santos e o apoio da CEP, da CIRP, da Fundação Calouste Gulbenkian, da União das Misericórdias Portuguesas e da Santa Casa da Misericórdia do Porto.

A obra é inaugurada com textos do secretário-geral da ONU, António Guterres, do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do cardeal-patriarca de Lisboa e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Manuel Clemente, e conta com a participação das mais diversas figuras da cultura, do jornalismo, da ciência e da sociedade portuguesas.

Editada pelo Circulo de Leitores, a distribuição desta obra vai iniciar em novembro.

PR/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top