Francisco assinala Domingo do Bom Pastor, convidando a «encontrar em Jesus o essencial para viver»
Cidade do Vaticano, 21 abr 2024 (Ecclesia) – O Papa disse hoje, no Vaticano, que o valor da própria vida se deve medir para lá dos critérios do “sucesso” e do “julgamento” de outras pessoas.
“Quantas pessoas, hoje, se consideram desadequadas ou até mesmo erradas. Quantas vezes se pensa que o nosso valor depende dos objetivos que conseguimos alcançar, por exemplo, do sucesso aos olhos do mundo, dos julgamentos dos outros”, disse, desde a janela do apartamento pontifício, após a recitação da oração do ‘Regina Coeli’.
A intervenção recordou que neste domingo, o quarto do tempo litúrgico da Páscoa, a Igreja Católica celebra “Jesus Bom Pastor”.
“Hoje, Jesus diz-nos que, para Ele, valemos muito e sempre. E então, para nos reencontrarmos, a primeira coisa a fazer é colocar-nos na sua presença, deixar-nos acolher e levantar pelos braços amorosos do nosso Bom Pastor”, acrescentou.
Consigo encontrar, todos os dias, um momento para abraçar a certeza que dá valor à minha vida? Um momento de oração, de adoração, de louvor, para estar na presença de Cristo e deixar-me acariciar por Ele?”.
O Papa falou de um “segredo da vida”, que vem da convicção de se sentir “importante”, aos olhos de Jesus, que conhece “cada um”.
“Que Nossa Senhora nos ajude a encontrar em Jesus o essencial para viver”, declarou.
A Igreja Católica assinala, neste Domingo do Bom Pastor, o Dia Mundial de Oração pelas Vocações.
“É uma bela ocasião para redescobrir a Igreja como comunidade caraterizada por uma polifonia de carismas e vocações, ao serviço do Evangelho”, referiu Francisco.
O Papa quis ainda homenagear o padre Matteo Pettinari, um religioso italiano de 42 anos, dos Missionários da Consolata, que morreu na última semana, após um acidente de viação na Costa do Marfim.
Francisco destacou que o religioso era conhecido como “missionário incansável”, tendo deixado “um grande testemunho de serviço generoso”.
OC