Vaticano: Papa diz que incoerência dos cristãos é um «escândalo»

Francisco destaca importância do testemunho de vida na transmissão da fé

Cidade do Vaticano, 27 fev 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco alertou hoje no Vaticano para a “incoerência” de alguns cristãos e destacou a importância do testemunho de vida no anúncio da fé.

“Se estivermos, imaginemos, perante um ateu e ele diz que não acredita em Deus, podemos ler toda uma biblioteca na qual se diz que Deus existe e também se prova que Deus existe, mas ele não terá fé. Se diante deste ateu, no entanto, dermos um testemunho de coerência de vida cristã, alguma coisa começará a trabalhar nele”, disse, na homilia da Missa a que presidiu na capela da Casa de Santa Marta.

Francisco precisou que é este testemunho que gera a “inquietação” que abre caminho à ação do Espírito Santo.

“É uma graça que todos nós, toda a Igreja, devemos pedir: Senhor, que sejamos coerentes”, acrescentou.

A homilia falou do “escândalo” de quem não “pensa”, “sente” e “age” como cristão, a partir da carta do apóstolo São Tiago (Novo Testamento).

O Papa citou uma passagem do 5.º capítulo deste livro bíblico, no qual se critica quem não paga o salário aos seus trabalhadores, como exemplo de “incoerência”.

“Quem ouve isto, pode pensar: ‘Mas isto foi dito por um comunista’. Não, não, disse-o o apóstolo Tiago, é palavra do Senhor”, observou.

Segundo Francisco, sem a coerência cristã provoca-se “escândalo” e faz-se “muito mal”.

O Papa concluiu a sua homilia com um pedido de oração para “viver na coerência cristã”, um “dom de Deus”.

RV/OC

[[v,d,,]]

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top