Francisco pede maior atenção pelos avós e por quem foi abandonado
Cidade do Vaticano, 19 nov 2013 (Ecclesia) – O Papa Francisco apelou hoje no Vaticano ao respeito pelos mais velhos e disse que as sociedades que desprezam “os avós” comprometem o seu futuro.
“A sabedoria dos nossos avós é a herança que devemos receber: um povo que não trata dos seus avós, um povo que não respeita os seus avós não tem futuro, porque não tem memória”, advertiu, na homilia da missa a que presidiu na capela da Casa de Santa Marta.
Francisco pediu que os participantes se lembrassem dos “muitos idosos, muitos”, que estão em lares e de outros “abandonados”, que são o “tesouro” da sociedade.
“Os idosos são os que transportam a história, a doutrina, os que nos trazem a fé e a dão em herança. São os que, como o bom vinho envelhecido, têm dentro de si esta força para nos dar uma herança nobre”, precisou.
Segundo o Papa, vive-se hoje num tempo em que os mais velhos “não contam” e se “descartam”, porque causam incómodo.
“Rezemos pelos nossos avôs, pelas nossas avós, que muitas vezes desempenharam um papel heroico na transmissão da fé em tempo de perseguições”, concluiu, apelando à “graça de custodiar, escutar e venerar” os antepassados.
RV/OC
[[v,d,,]]